Surpreendente!

Sinopse: "Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro. O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos."

Título: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272
CompreFnacCasa BahiaAmazon

Crítica: Que tal falar de nacional? A crítica de hoje é do nosso querido autor e parceiro do blog Maurício Gomyde, e apesar de já ter lido livros muito interessantes do mesmo, pode-se dizer que  Surpreendente! não me surpreendeu.

''Mas Rafa, então a resenha de hoje é mais uma de suas resenhas negativas?'' 

Não gente, é só que por conhecer o trabalho dele, não acredito que foi seu melhor livro, mas sim, a história é boa.

Bom, então vamos começar: como a sinopse já conta praticamente a história toda, resumindo, Pedro tem um problema de visão sério, mas se considera um grande sortudo e é feliz mesmo com seus problemas. É um garoto normal, trabalha, estuda cinema e, apesar do seu problema de visão, Pedro consegue mostrar o quanto isso não o afeta para ser um aluno exemplar e trabalhando muito para conquistar um importante prêmio do cinema brasileiro.

Mesmo com todas as limitações e talvez ainda mais por isso, sua paixão são filmes clássicos, tanto que trabalha em uma videolocadora e tenta ao máximo passar esses filmes que tanto ama para novos espectadores, que acaba emprestando dvd's e pagando do seu próprio bolso, como também criou um cineclube.

No local onde acontece o cineclube trabalha Mayla e Cristal, duas importantes personagens da história, além de Fit o melhor amigo de Pedro. Sem saber o que filmar para o prêmio, Pedro após descobrir que sua doença está piorando, resolve viajar para a casa de sua vó com seus amigos, os citados acima, e no caminho tem grandes aventuras onde filmam tudo.

Bom, agora minhas considerações: a história é boa, o enredo é fofo, mostra como a força de uma amizade pode mudar tudo, mas sinto também que é bastante clichê e forçado.

A descrição da Cristal é a parte que mais me incomodou além de tudo, ficou meio que uma cópia de The Big Bang Theory sendo Mayla a Penny e Cristal a Bernadette só que com a beleza da Penny e ruiva. Pois Cristal é muito inteligente mas trabalha em um bar para conseguir estudar um curso super fascinante. O que eu sempre me perguntei porque uma garota com mestrado como a Bernadette era garçonete e me pergunto porque uma garota como Cristal não faz um estágio?

Mas fora essas ressalvas, o livro é bem legal, ótimo tira ressaca, e bem leve, flui. Mas e o final? O final é surpreendente? Sim, o final não acontece o que você imagina, mas somente nesse ponto me surpreendeu.