Fala Guto: Entrevista com Violeta Alves, uma voz doce como suas palavras

Oi, gente! Hoje quero apresentar pra vocês uma pessoa muito especial! Uma amiga de infância que é uma promessa para a música e a literatura brasileira. Ela é doce, delicada como uma flor e não foi a toa que eu a escolhi para ser a capa do meu livro, O Doce Luar da Primavera.


Quem ouve eu falando assim, pode achar que estou sendo prepotente. Mas os talentos da jovem Andreza Violeta Alves, de 26 anos (eterna carinha de 18), superam os seus poucos 1,35 de altura. Ela é natural (e reside) em Itajai, Santa (e Bela) Catarina, com seus pais e sua irmã. Na vida real trabalha de auxiliar contábil, e no seu mundo particular, canta e escreve contos como ninguém.

Em entrevista, Violeta revelou um pouco do seu universo tão peculiar em que a arte faz morada e floresce junto com seus sentimentos. Confere aí: 

Como que a arte entrou na sua vida?

Desde sempre! Na minha família minha vó, minha mãe e minha tia cantavam, então, acabei sendo agraciada com isso... Aos 8 anos cantei pela primeira vez, e nunca mais parei, graças a Deus!

A sua voz proporciona uma experiência única com a música. É um dom? Fale sobre seu processo de formação como cantora e o que isso representa pra você.

Como disse na pergunta anterior, isso esta comigo desde sempre, aos 8 anos tive minha primeira apresentação, que foi na igreja, e depois com 10 cantei de novo, num evento também que era da igreja que frequento "mais sério" e senti que era aquilo mesmo que eu queria; a partir dali, comecei a cantar em eventos, casamentos, batismos, participei de corais na igreja e fiz aula de música por um ano, e tudo isso me foi um aprendizado tanto vocal quanto espiritual incrível, tudo que sei sobre música veio como um presente dos céus pra mim.

Você tem músicas gravadas? Quais? Fale sobre. 

No YouTube da vida tenho uns vídeos soltos haha Mas gravado em estúdio tudo bem lindo (por enquanto) só tenho uma, que é "A Sós" que foi uma parceria maravilhosa que fiz com meu melhor amigo Rizzih. Foi uma música que ele fez pra mim, e que faz parte de uma das faixas do CD Celeste. Essa música é quase um filho pra nós.


Quais seus projetos para a música em 2017?

Eu tenho no forno um ep... Serão de 4-6 músicas, entre composições (que eu ganhei, sendo então o melhor presente da vida) e dois covers... Mas sobre as faixas ainda não tenho nada 100% decidido. Única coisa que posso dizer é que escutar esse ep vai ser sinônimo de "entrega".


Além da música, você também é escritora. Fale sobre o seu processo de escrita e o seu blog.

Meu gosto pela escrita veio do colégio, minha professora de língua portuguesa da quinta série me incentivava demais a isso, e minha tia (que me alfabetizou) sempre dizia que eu seria escritora de contos de fada. Durante o ensino fundamental até participei de alguns concursos no colégio e tudo isso só aumentava minha vontade, em 2006 criei meu blog o "Minhas Palavras no Varal" e o que era pra ser um diário, acabou se tornando um varal de contos.

O que o leitor encontra nos teus textos?

Eu sempre tento trazer paz, ou criar nos meus textos um universo paralelo, onde o leitor possa se sentir confortável, fugir dos problemas ou vê-los de outra perspectiva.

Você pretende publicar um livro com seus textos?

Pretendo isso... Mas, um passo de cada vez haha



O que você acha que é preciso para que um artista ganhe espaço e público hoje em dia?

Antes de tudo, não dá pra desistir, é o fundamental. Não existe uma receita mágica que faça acontecer, mas, todos que alcançaram seus objetivos foram porque insistiram neles. Não podemos abaixar nossa cabeça, e sim, seguir o nosso coração, lutar, mostrar a cara, procurar sempre evoluir no que você busca, uma hora, chega até você!

Para conhecer um pouco do trabalho literário da Violeta, acesse: www.minhaspalavrasnovaral.blogspot.com

Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho dessa flor linda! Já estou louco pelo seu ep que, sem dúvida,  será um sucesso! Pois sua voz é única e inenarrável.