Assim na Terra Como Embaixo da Terra

Sinopse: "Uma colônia penal isolada – um terreno com um histórico tenebroso de assassinato e tortura de escravos –, construída para ser um modelo de detenção do qual preso nenhum fugiria, torna-se campo de extermínio. Espécie de capitão do mato/carcereiro, Melquíades é o algoz dos presos, caçando e matando-os como animais, apenas por satisfação pessoal. Os presos, cada qual com sua história, estão sempre planejando a própria fuga, sem saber se vão acabar mortos pelos guardas ou pelo que os espera do lado de fora da Colônia."

Título: Assim na Terra Como Embaixo da Terra
Autor: Ana Paula Maia
Ano: 2017
Editora: Record
Número de páginas: 144
CompreAmericanasAmazon




Crítica: Olá pessoal. E de novo apresento a vocês mais uma resenha nacional, três nacionais em seguida, e que estão me surpreendendo.

O livro da vez é “assim na terra como embaixo da terra” da Ana Paula Maia e foi um livro cedido pelo Grupo Editorial Record e fiquei muito surpresa e feliz por ter recebido algo tão diferente do que costumo ler.

Acredito que se eu encontrasse esse livro por aí talvez nunca o teria lido, e ainda bem que o recebi pois foi surpreendente.

O livro se passa na Colônia, uma penitenciária onde os próprios presos cozinham, limpam e cuidam um dos outros e as únicas coisas que os impedem de sair são: Uma tornozeleira eletrônica que irá explodir caso ultrapassem o muro e dois agentes penitenciários, Taborda e Melquíades.

A história é contada de todos os ângulos e aborda principalmente Bronco Gil, e seu passado. Você acaba descobrindo que quem entra na Colônia nunca mais sai, como diz o próprio Bronco no início do livro.

“No fim, somos todos livre, porque, no fim estaremos mortos.”

O isolamento da Colônia do mundo acaba enlouquecendo a todos, inclusive a Taborda e Melquíades. Temendo por sua segurança, Bronco, seus amigos detentos e Taborda acreditam que poderá ser sua última noite com vida, pois todos temem Melquíadas que já não se encontra em um estado mental normal.

E a história se passa nesses dias de terror dentro da Colônia e nos dias do passado de Bronco.

Eu me surpreendi, a narrativa é muito leve e acaba nos deixando curiosos e atentos aos acontecimentos da Colônia, apesar de serem prisioneiros, você começa a temer por suas vidas e torce por eles.

É muito interessante e diferente de tudo que li até agora, super recomendo.

Bjus Rafa