Séries: The Handmaid's Tale

ATENÇÃO: Esse seriado possui cenas de violência e cenas de sexo e nudez


The Handmaid’s Tale é uma série de televisão criada por Bruce Miler com base no romance (O Conto da Aia) de Margaret Atwood. A série foi encomendada pelo serviço de streaming Hulu, a mesma foi finalizada no final de 2016 e a sua estreia foi em abril de 2017. The Handmaid’s Tale é composta por dez episódios com uma média de cinquenta minutos cada, e em seus primeiros três episódios obteve recordes de audiência.

A série é narrada em um viés distópico onde em um futuro próximo as taxas de fertilidade caem em quase todo o mundo devido à poluição e as doenças sexualmente transmissíveis. Em meio a esse caos que o mundo vive nesse futuro próximo, surge o governo totalitário da República de Gileade, que geograficamente corresponde aos Estados Unidos da América que se tornou a República de Gileade devido a uma guerra civil ainda em curso. 

A sociedade dentro da Nova República é organizada em princípios de acordo com as escrituras sagradas, ou seja, é um sistema de patriarcado onde o homem é chefe de todas as organizações sociais, como ser chefe de estado ou como ser chefe de família, o papel da mulher se limita apenas a ser submissa às vontades de seu chefe. Mas a nova república é composta por altos índices de infertilidade, e dentro desses índices se incluem as mulheres de elites e etc. Com isso, surge a figura da Handmaid, uma mulher designada a estupros ritualizados com o objetivo de engravidar dos chefes da elite da república. O foco narrativo da série é em torno da personagem Offred, uma mulher fecunda que é separada de sua filha e joga literalmente no regime da nova república. Offred é designada a “viver” na casa de uma família de elite para ter a “dádiva” de engravidar de um dos lideres da república. A mesma “vive” sobre regras rigorosas e vigilância constante e qualquer ação ou palavra suspeita pode ser motivo para ela ser executada. 


O que mais surpreende na série é justamente a semelhança com a realidade mesmo sendo uma distopia, ou seja, uma situação extrema em um futuro próximo ou longínquo, a narrativa mostra justamente como a sociedade seria se a extrema direita religiosa fosse militarizada e ganhasse espaço social e ideológico no país. The Handmaid’s Tale é a típica série que vem com uma metáfora da sociedade mostrando como seria se um fator ou situação de ódio extrema tomasse o controle da sociedade. Refletimos seriamente como os fatores religiosos pode ser interpretados de forma errôneos ou fanáticos e acabar em uma histeria coletiva e tornando a sociedade em um meio de classes onde apenas o homem heterossexual branco religioso mantem o poder, qualquer outro padrão fora do imposto é errado e o seu destino será a morte.


 Outro ponto que a série levanta como discussão é a objetificação da mulher. A todo o momento na série a mulher é trata como um objeto do homem, como um troféu para ser exposta a sociedade, como a mulher perfeita (no caso das mulheres de elite) ou como boas parideiras (no caso das handmaid’s). A função da mulher na nova república é de uma função secundária e não de agente principal, o debate levantado na série é justamente como nos dias atuais os homens querem mulheres mais submissas, mulheres que sigam as escrituras sagradas e apenas procriem.

O discurso de ódio é a arma principal para a nova república efetivar a sua existência dentro do meio social e ideológico, mesmo sendo uma distopia, mas não deixa de ter algo verossímil nesse quesito. Na sociedade de hoje estamos em meio a vários discursos de ódio, como contra mulheres, negros, indígenas, LGBT's ou qualquer pessoa que não se encaixe em um padrão social-religioso-econômico imposto previamente. 

A série no inicio causa certo desconforto justamente por isso, por tratar de temas que estão presentes em nossa sociedade e apenas fingimos não existir. Foi um sucesso entre o público e a crítica, inclusive recebeu indicações ao Emmy e foi renovada para a segunda temporada em 2018.
P.s.: a série foi premiada em três principais categorias do Emmy 2017, incluindo a de melhor série de drama e melhor atriz de drama.