Além da Magia e A Magia do Inverno

Sinopse Além da Magia: “Há apenas três coisas importantes para Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: sua mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, os quais parem escapar dela; e seu pai, que sempre a amou. No dia em que seu pai desapareceu de Ferenwood, ele levava consigo apenas uma régua. Já se passaram quase três anos e Alice está determinada a encontrá-lo. Ela o ama tanto quanto ama aventura, e está prestes a embarcar em um para encontrar o outro.
No entanto, trazer seu pai para casa não será tão fácil. Alice precisa viajar através da mística e perigosa Terra de Furthermore; onde para baixo pode ser para cima, papel está vivo e esquerda pode ser direita. Sua única companhia é um garoto chamado Oliver, cuja habilidade mágica é mentir e enganar – e com um mentiroso em uma terra onde nada é o que parece ser, requisitará de Alice toda sua concentração para encontrar seu pai e conseguir voltar para casa sã e salva. Em sua jornada, Alice precisa se encontrar- e se agarrar à magia do amor diante da perda.


Sinopse A Magia do Inverno: "Embarque em uma incrível jornada pela terra de Whichwood nessa impressionante continuação do aclamado best-seller Além da Magia, de Tahereh Mafi! Nossa história começa em uma noite congelante… Laylee mal consegue se lembrar dos tempos felizes antes de sua mãe morrer. Antes de seu pai, levado pela dor, perder o juízo (e o caminho), e ela ser abandonada como a única mordeshoor restante na cidade de Whichwood, destinada a passar seus dias esfregando a pele e a alma dos defuntos nos preparativos para suas vidas após a morte. Ficou fácil esquecer e ainda mais fácil ignorar não apenas sua crescente solidão, mas a forma como suas mãos exaustas, assim como seus cabelos, estão se enrijecendo e se tornando acinzentados. No entanto, alguns estranhos conhecidos irão aparecer e o mundo de Laylee irá virar de ponta-cabeça enquanto ela redescobre a magia, a cor e o poder de cura da amizade. Exuberante e encantadora, a aclamada Tahereh Mafi tece uma nova aventura mágica neste mundo persa fantasiosamente sombrio, trazendo ao público novamente Alice Queensmeadow e Oliver Newbanks, protagonistas de Além da Magia."

Título: Além da Magia
Autor: Tahereh Mafi
Ano: 2017
Editora: Universo dos Livros
Número de páginas: 368
CompreSaraivaAmazon







Título: A Magia do Inverno
Autor: Tahereh Mafi
Ano: 2018
Editora: Universo dos Livros
Número de páginas: 288
CompreSaraivaAmazon





Crítica: Oi pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho com uma resenha dupla de um livro que nunca imaginei que iria resenhar.


Até agora a Duologia “Além da Magia” e “A Magia do Inverno” traz duas aventuras maravilhosas de Alice e Oliver, ambos os livros podem ser lidos separadamente, mas para entender melhor os personagens no segundo livro o primeiro terá todas as respostas.

O livro é contado por uma narradora, que não conhecemos, mas que nos narra os fatos como alguém que ouviu essa história dos próprios personagens e que os conhecem bem. A inclusão de uma narradora transforma o livro de uma forma leve e divertida para o leitor, pois o tempo todo ela conversa com o leitor deixando claro ser um livro, e é bem interessante.

No segundo livro a narradora continua a saga dos dois, mas agora com uma intimidade maior com os personagens e com o leitor, por supor que o mesmo tenha lido o primeiro livro.

Em “Além da Magia” a proposta Infanto Juvenil é muito bem aproveitada, mostrando mundos novos, cores e aventuras vividas por ambos protagonistas, o que não gostaria de me alongar, pois só quem os acompanham por Futhermore consegue entender a magnitude de um mundo bagunçado e completamente doente, com sede por Magia.

A autora consegue transformar uma história doce com alguns pontos macabros, que como diria nossa querida narradora: Um aviso meu caro leitor, não leia esse livro para crianças durante a noite, pode causar terríveis pesadelos.

O que mais chama a atenção é que o mundo depende de Cores para que possa haver Magia, mas Alice é completamente Branca, uma tela em branco. Muitos dos problemas que veremos em Alice se desdobra exatamente da sua falta de cor, e nessa jornada ela e Oliver irão amenizar suas dores através de uma grande amizade.

 Aí entramos no meu livro preferido “A Magia do Inverno”, bom voltamos agora a uma nova aventura de Oliver e Alice, mas com uma nova protagonista Laylee uma moradora de Whichwood que tem a magia de um mordeshoor.

O que antes era assustador no livro anterior ficou aterrorizante nesse livro, e creio que o livro saiu da escala Infanto Juvenil e subiu para a Juvenil, pois a história agora traz consigo uma carga emocional tão grande e complexa, além de lidar com um dos maiores medos do homem, a morte.

Uma mordeshoor é uma pessoa que lava o corpo dos mortos após o acontecimento, e a lavagem dá a paz que todos precisamos para o descanso eterno. Mas como Laylee tem apenas 13 anos e está sozinha no mundo ela não dá conta do trabalho, o que irá causar um problema muito maior no futuro.

Além de muito trabalho a cidade que ela vive aproveita de sua pouca idade e abusa da garota, deixando-a passando fome, frio e nem menos se importam. O desafio de Oliver e Alice, agora, será ajudar a garota.

Mas Laylee, tão acostumada com o abuso das pessoas não vai aceitar a ajuda assim tão fácil, e para piorar a garota está doente e morrendo. Será que Oliver e Alice conseguem cumprir seu dever? Oliver e Alice são apenas duas crianças também, com apenas um ano mais velho que Laylee, eles terão as mesmas dificuldades que a garota e tudo irá desandar.

Meus amores, essa não é uma história feliz, e o final não é como esperamos, mas tudo se baseia no egoísmo do homem, na vontade de ajudar a si, e azar dos outros. Todos os personagens terão seus momentos assim, mas a amizade crescera entre eles até neste momento mais difícil.

Whichwood apesar de linda é fria como o seu inverno, você toma raiva da cidade, e pensa, como eles não conseguem ver que o maior erro é o deles, que Laylee é apenas uma garota que precisa de cuidados como qualquer criança.

A carga emocional desse livro me fez querer escrever essa resenha, e acredito que todos devam ler, pois apesar da narrativa doce e sombria (ao mesmo tempo), da história fantástica, tem uma moral no fim necessária para todos, como adultos, crianças ou idosos.

O livro é mais do que recomendado, eu simplesmente adorei.

Bjus, até a próxima.