Entrevista Raick Tavares


Oiii Pessoal, tudo bem??
Hoje trago uma entrevista com nosso autor parceiro Raick Tavares. Raick Tavares nasceu em João Pinheiro – MG em 92. Radialista a mais de dez anos, palestrante e escritor de drama. Autor de mais três romances e dos contos: “DOIS” disponível para leitura no Sweek Brasil e de “UM SER SÓ”. Atualmente mora em Paracatu com sua esposa Suuh.

Você nos disse que começou a escrever aos 13 anos. Nessa época, você já se via um escritor ou, somente após o primeiro livro publicado, disse para si mesmo: “agora sou escritor de verdade”?
Até hoje tenho essa dúvida. rs. Na verdade, eu penso que um escritor se faz com o tempo. A cada dia me descubro mais, melhorando meu estilo de contar histórias, que na época da escola era muito ingênuo. Comecei com poeminhas bonitinhos, até rascunhar as primeiras histórias. Meu primeiro romance mesmo, eu escrevi apenas pelo instinto, sem saber nada sobre escrita criativa ou o que era uma escaleta. Hoje me sinto mais seguro para escrever e trabalho constantemente.
Você trabalha há vários anos no rádio. Sua profissão lhe proporciona um conforto para escrever?
Atualmente sim. Como eu tenho um programa que está no ar das 21:30 às 12:00, de terça a sexta, eu tenho um bom tempo livre para escrever no período do dia e trabalhar nos projetos.
Além de ser escritor, radialista, você também é palestrante. Como surgiu essa aptidão? Fale um pouco sobre sua palestra “Ler e escrever. Pra quê?”.
Eu nunca fui bom para falar em público, mas o rádio me ajudou muito a superar a timidez dos tempos de escola. Hoje, quando chego a um lugar novo, quero conhecer histórias e saber mais sobre os que estão ao meu lado. As palestras começaram por convites de professores e alguns amigos em comunidades. Em 2016, a palestra “Ler e escrever. Pra quê? ”, participou de um edital para a feira de Brasília e tive a hora de ministrá-la para vários alunos do ensino médio. Esse ano, estou aberto a parcerias para eventos literários, escolas públicas e particulares. A palestra não tem nenhum ônus, se o local for distante, peço apenas as passagens e um local, caso precise ficar.
O próximo livro, será seu segundo romance, lançado agora por uma editora do meio tradicional. Qual é a sensação de saber que terá uma obra exposta em uma livraria?
Eu estou muito ansioso. Só de pensar que outras pessoas poderão ler o meu livro e vê-lo em vitrines, sinto que o dever está cumprido... O romance, que será lançado pela editora Alicanto, terá o nome escolhido pelo público por uma enquete nas redes sociais. Por que deixar essa escolha nas mãos dos leitores? Essa será uma ação que acredito trazer mais proximidade do público. Porque é o que eu como autor, busco sempre. Será fantástico ler os comentários e ver sua repercussão.
Raick, obrigado pela entrevista. Onde nossos leitores podem acompanhar seus trabalhos?
Obrigado pela oportunidade de falar sobre o meu trabalho. Podem seguir minhas redes sociais. Sempre posto textos nas minhas páginas: FacebookTwitterInstagramSweekMeus contos estão de graça para leitura no AQUI. Passa lá e dê uma olhadinha no conto “Dois”, que está participando do concurso Orgulho de Ser.
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais do nosso autor parceiros.
Bjus, até a próxima
.