O Homem de Giz

Sinopse: “Assassinato e sinais misteriosos em uma trama para fãs de Stranger Things e Stephen King. Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes. Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás. Alternando habilidosamente entre presente e passado, O Homem de Giz traz o melhor do suspense: personagens maravilhosamente construídos, mistérios de prender o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os leitores mais escaldados.





Título: O Homem de Giz
Autor: C. J. Tudor
Ano: 2018
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272
CompreSaraivaAmazon

Crítica: Olá Marujos, fazia um tempo que não lia um thriller e resolvi pegar “O Homem de Giz” em uma leitura coletiva que estava participando, e com certeza um dos melhores lidos este ano.



Não sou muito de falar de edição, mas além da edição maravilhosa em capa dura e o início dos capítulos em pretos a história fica na mesma categoria da edição, Maravilhosa.

Comecei a leitura completamente desanimada, pois notei uma cópia imensa das crianças do “It, a coisa” e achei que o livro seria todo assim, e acabou sendo um dos motivos que eu enrolei um pouco na leitura. O início nos apresenta o narrador Eddie e sua turma, e começamos a conhecer sobre sua infância, e os acontecimentos que os marcaram.

A história se mescla entre a infância e a vida adulta do narrador, e creio que não vou mencionar o rumo da história aqui, pois todos conseguem perceber o decorrer da trama pela sinopse, o que ela não diz são os detalhes e é sobre eles que venho contar para vocês hoje.

O Homem de Giz mexeu comigo por três pontos importantes, primeiro o enredo que nos surpreende do início ao fim, segundo pela história não girar somente aos fatos ocorridos que modificaram os personagens e o terceiro, mas pra mim o principal, é como as atitudes e os fatos que ocorrem na infância de uma criança podem mudar a sua vida adulta completamente.

Eddie vivenciou muitos acontecimentos horrorosos em sua infância, e ele não era um menino que foi judiado pelos pais nem nada clichê assim, ele foi um menino super amado, com pais protetores, mas que passou por coisas em sua vida que algumas poderiam ser evitadas, algumas não, e que vemos traços agora na sua narrativa adulta.

Na cidade de Eddie durante a infância ocorreram alguns crimes e acidentes muito complicados, e por incrível que pareça, Eddie sempre acabava envolvido, e sua turma também.

Com a leitura percebemos que não somente ele, mas todos foram afetados, apesar de não mostrar muito seus amigos na segunda fase, vemos que o caso não solucionado de assassinato fez com que todos estagnassem, como se esperassem uma solução, para a vida voltar a andar.

E é exatamente isso que ocorre, eles vão atrás da solução desse caso, o que para mim não foi e tudo uma novidade, imaginei alguns detalhes e acertei, outros errei feio, mas foi bomba atrás de bomba do meio do livro até o fim.

Um livro cheio de reviravoltas e que você quer mais, mais e mais. Vi algumas opiniões sobre o fim, que algumas pessoas não gostaram, mas achei a solução digna para o livro. Não acredito que toda a história tenha que ter um final definido, e sim um caminho, o resto fica por conta do leitor. Pois, pra mim, a vida também é assim, a história para em algum ponto, se não teríamos que arrastar ela toda até a morte, onde no caso seria o fim realmente, mas já estou divagando.

Bom gente, esse livro mexeu realmente comigo e espero que todos leiam. Super recomendado.

Bjus, até a próxima.