Drácula



"Publicado em 1897, Drácula definiu todo um gênero e popularizou a figura do vampiro na cultura mundial. Neste romance epistolar – construído a partir de cartas, diários e telegramas –, o advogado Jonathan Harker viaja até a Transilvânia para tratar de negócios com um conde sinistro e elegante. Em pouco tempo, Harker e seus companheiros percebem que estão em uma cilada empreendida por Drácula, essa terrível criatura que encarcera e seduz suas vítimas para depois lhes sugar o sangue. 
A história do vampiro mais célebre e aterrorizante do mundo ainda hoje ganha novas adaptações para cinema, quadrinhos, teatro e dança. Aqui em versão integral, o romance original do escritor irlandês inspira-se tanto na história de Vlad Tepes, sanguinário príncipe da Romênia que viveu no século XV, quanto em lendas sobre esse personagem e sobre vampiros."




Título: Drácula
Autor: Bran Stoker
Ano: ed 2018 / 1ª ed 1897
Editora: Nova Fronteira 
Número de páginas: 472
Compre: AmazonSaraiva



Sinopse do box da Nova Fronteira: "Reconhecido como um dos maiores mestres do terror da literatura mundial, Bram Stoker produziu textos dos mais variados gêneros. Neste box especial, temos uma mostra de sua produção literária de tramas sobrenaturais. O primeiro volume traz a obra-prima do escritor: Drácula. Publicado em 1897, o livro definiu todo um gênero e popularizou a figura do vampiro na cultura mundial. No romance, o advogado Jonathan Harker viaja até a Transilvânia para tratar de negócios com um conde sinistro e elegante. Em pouco tempo, Harker e seus companheiros percebem que estão em uma cilada empreendida por Drácula, essa terrível criatura que encarcera e seduz suas vítimas para depois lhes sugar o sangue. No segundo volume estão reunidas duas de suas novelas mais assustadoras. Os sete dedos da morte narra o mistério em torno de Abel Trelawny, um velho paleontólogo que é encontrado inconsciente no chão do quarto com um terrível ferimento no braço. Sua filha Margaret e o advogado Malcolm se revezam com outras pessoas para acompanhar o senhor, mas acontecimentos estranhos tomam conta das madrugadas de vigília. Em A toca do Verme Branco, um rico rapaz se estabelece na propriedade do tio-avô e ambos se deparam com a lenda de uma terrível criatura que ronda a região. O caso ganha contornos ainda mais sinistros conforme alguns vizinhos da propriedade mostram quem são de verdade. Fechando o box, temos a antologia Contos estranhos. A obra reúne nove histórias curtas, entre as quais a famosa “O hóspede de Drácula”. Com enredos tão distintos quanto surpreendentes, os contos que compõem esta coletânea são ao mesmo tempo uma prova da genialidade do autor e uma nova porta de entrada para os leitores que já conhecem a história do vampiro mais ilustre da literatura."


    Olá gente bonita, hoje trouxe para vocês a resenha de uma releitura. A primeira vez que tive contato com esse livro foi também a primeira vez na vida que ouvi um áudio book e hoje depois de fazer a leitura do livro físico,  posso dizer que para mim nada substituirá a leitura real, seja ela em livro físico ou em ebook. O que importa é que quando nos sentamos para ler, tudo flui e nos conectamos de verdade com a história e com os personagens, e isso fez que eu gostasse muito mais de Drácula.
    O livro é composto basicamente por cartas e trechos de diário, o que torna a leitura bem interessante e nada monótona, em cada trecho conhecemos um pouco da característica de cada personagem e entendemos como cada um se sente durante a evolução do suspense. 
     Na primeira parte do livro acompanhamos Jhonathan em sua viagem para a Transilvânia e vamos entendendo o que está acontecendo por suas próprias palavras, pois lemos o  diário escrito todas as noites pelo próprio personagem, e assim conseguimos sentir na pele suas dúvidas e angústias. Ele foi enviado por seu chefe ao castelo do conde Drácula para ajudá-lo na sua mudança para Londres, porém a história se torna uma trama complexa, onde o personagem vai notando aos poucos que alguma coisa não está se encaixando muito bem, o seu anfitrião possui uma força sobre humana, nunca se alimenta, e então vamos sentindo a tensão do personagem aumentar até ele descobrir que é prisioneiro de um vampiro. 

"Não havia muita gente por ali naquele dia, e perto só estava um homem, um sujeito alto e magro, de nariz aquilino e barba pontuda grisalha. Tinha um olhar duro e frio, e olhos vermelhos, e não gostei dele, pois parecia que era com ele que os animais estavam irritados."

     O autor então encerra provisoriamente essa narrativa e passa para a segunda parte da história, onde conhecemos Lucy e Mina (noiva de Jhonatan), Dr. Van Helsing, Dr Seward e seu paciente Reinfield, Arthur e Quincey. Nessa segunda parte não temos a presença do conde Drácula de forma direta, ele está presente apenas pela influência que começa a causar nas pessoas, desde a profunda palidez e exaustão de Lucy, até as loucuras de Reinfield, e a aparição de Dr Van Helsing que é a cola que une todo o grupo, e o principal responsável pelo desfecho do livro. Tudo é contado agora pelos múltiplos pontos de vistas dos personagens o que deixa tudo mais dinâmico e curioso.

“... todos aqueles a quem eles causam a morte se tornam vampiros. Assim o círculo se alarga até o infinito, do mesmo modo que os que se formam à superfície da água, quando se lança nela uma pedra.”

     Um ponto que incomoda muito durante a leitura é o machismos exagerado, os homens da história são sempre muito inteligentes, bonitos e dispostos a fazer de tudo para salvar a donzela em apuros. E vivem falando sobre como a Mina é inteligente para uma mulher, e que ela parecia ter a mente de um homem pois possuía conhecimentos de taquigrafia, por exemplo, mas ainda assim, ela é impedida de se envolver na busca pelo conde pois era fraca e estava susceptível a ter sua emoções descontroladas, por isso precisava ser protegida. Mas vamos tentar dar um desconto pois o livro foi escrito em uma época em que isso realmente era um elogio as mulheres.
     Outro ponto legal de se destacar são os locais descritos de formas muito detalhada, criando um clima sombrio, uma paisagem obscura, sendo o livro classificado como literatura gótica.
    Essa é realmente uma história de terror com vampiros, que lida basicamente com o medo do sobrenatural, temos muita carnificina com direito a estacas, decapitações e vampiro mordendo o pescoço de criança. Então se você está esperando os vampiros da geração Crepúsculo, não vai encontrar por aqui. Nada contra, apenas um aviso para quem não é muito fã de livros de terror.

"Ah, o defeito da nossa ciência é querer explicar tudo. Quando não é capaz de fazê-lo, decreta que não há o que explicar. Ainda assim, porém, a cada dia vemos crescendo ao nosso redor crenças que se julgam novas. Como as belas senhoras na ópera. Suponho que você não acredite em transferência corporal. Não? Nem em materialização. Não? Nem em corpos astrais. Não? Nem em leitura de pensamentos. Não? Nem no hipnotismo...
    
    Beijos e até a próxima resenha... e não deixem de ler esse livro ... é um baita de um clássico... até mais ...