A volta ao mundo em 80 dias


Sinopse: "Um dos mais conhecidos e adorados romances de Jules Verne. Londres, 1872. Ao sentir-se desafiado por seus companheiros de clube, o cavalheiro inglês, Phileas Fogg, aposta que é capaz de dar uma volta ao mundo em apenas 80 dias, arriscando todo o seu dinheiro. Homem misterioso, de poucas palavras e rotina inabalável, Fogg inicia a viagem no mesmo dia, levando consigo apenas seu empregado recém-contratado, o francês Jean Passepartout e uma bolsa. A volta ao Mundo em 80 Dias é uma incrível aventura pelos mais diversos locais, culturas e situações. De Londres a Yokohama e de lá para Nova York, passando por Mumbai, Hong Kong, São Francisco e outras, em barcos, elefantes, trens e trenós a vela, Verne leva nossos heróis, aos quais se juntarão o Inspetor Fix e a deslumbrante Monique Laroche, a enfrentar tempestades marítimas, fanáticos religiosos, sabotagens e ataques de índios e de lobos famintos. Essa edição traz o texto integral de Verne, apresentação de Joca Reiners Terron, tradução de André Telles, cerca de 30 ilustrações originais e mais de 200 notas, além de cronologia de vida e obra do autor. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo."


Título: A volta do mundo em 80 dias
Autor: Jules Verne
Ano: 2017
Ano de lançamento: 1872
Editora: Zahar
Número de páginas: 242
Compre: AmazonSaraiva


Olá gente linda!!! A resenha que trago hoje é de um livro clássico e super gostoso de ler. Quem não largaria tudo para dar a volta ao mundo? Jules Verne é um escritor de ficção do século XIX e é considerado até hoje o pai da ficção científica. Dentro da sua narrativa podemos ver como ele estudou sobre tudo que escreveu, e foi o primeiro a falar sobre desde veículos submarinos e viagem a lua, é um dos escritores mais traduzidos da história. Outros romances conhecidos seus são: Viagem ao centro da terra e Vinte mil léguas submarinas.
     Mr. Fogg, o protagonista desse livro, é um homem rico, sistemático, solitário, fechado e que possui rotinas e horários tão rígidos que nunca são alterados. Porém, esse homem tão emblemático, resolve embarcar em uma aventura com seu mais novo criado Passepartout após fazer uma aposta com seus colegas do clube que frequentava, que seria possível dar a volta ao mundo em 80 dias.
    Após vários cálculos e um roteiro de viagem perfeitamente elaborado eles embarcam nessa aventura que têm tudo para dar errado, pois qualquer atraso ou desvio de roteiro podem fazer eles perderem algum navio ou trem, e isso pode acarretar o fim da aposta e a perda de metade da sua renda, sendo que a outra metade já está sendo consumida na viagem.

Roteiro da viagem: De Londres a Suez (7 dias) --> De Suez a Bombaim (13 dias) --> De Bombaim a Calcutá (3 dias) --> De Calcutá a Hong Kong (13 dias) --> De Hong Kong a Yokohama (6 dias) --> De Yokohama a São Francisco (22 dias) --> De São Francisco a Nova Iorque (7 dias) --> De Nova Iorque a Londres (9 dias) --: TOTAL 80 dias

    Paralelo a tudo isso, sabemos que uns dias antes deles embarcarem na aventura, houve um assalto em um banco, e com isso eles se tornam os maiores suspeitos do roubo e o detetive Fix, responsável pelo caso, acaba caindo de paraquedas nessa aventura, ao ter que perseguir o sr. Fogg e não perdê-lo de vista até a chegada do mandado de prisão.

"O efeito causado pelo telegrama não poderia ser mais rápido. A imagem do respeitável cavalheiro cedeu lugar à do ladrão de banco. Sua fotografia, retirada do arquivo do Reform Club, foi examinada detalhadamente. Seus traços pareiam idênticos aos do homem descrito no inquérito. Todos se lembraram da vida misteriosa de Fogg, do seu isolamento e da subida partida. Parecia obvio que a viagem de volta ao mundo, com o pretexto de uma aposta insensata, tratava-se de um plano para despistar a polícia inglesa."

   O livro é cheio de reviravoltas incríveis e muitas trapalhadas do criado Passepartout (que apesar de fiel e do bom coração, acaba caindo em várias ciladas), uma incrível investigação e perseguição policial do detetive Fix, e o romance que amolece o coração de Fogg.
     O autor faz a gente viajar junto com os personagens, e apesar da leitura inicial ser um pouco difícil e a história custar um pouco a deslanchar, vale super a pena se esforçar e continuar a leitura, porque quando você menos esperar, não vai mais conseguir largar. Verne nos faz conhecer lugares incríveis e vem nos contando fatos históricos verídicos de cada localidade, nos trazendo a memória as aulas de história e seus vários acontecimentos mundiais.
     Leitura super recomendada... Beijos e até a próxima....