Sinopse: Depois de se passar por menino para trabalhar e sustentar a família, Parvana terá de encarar outras experiências, bem mais difíceis e perigosas.
Título: A Viagem de Parvana - Mais histórias de uma garota afegã
Autora: Deborah Ellis
Ano: 2005
Páginas: 142
Editora: Ática
“A viagem de Parvana- Mais histórias de uma menina afegã" é o segundo livro de uma série que narra a luta pela sobrevivência de uma pré-adolescente em meio aos conflitos de guerra do Afeganistão.
A autora, Deborah Ellis, escreveu esta ficção através de relatos de sobreviventes, fator crucial para descrever com verdade situações muito irreais para nós, que não fazemos ideia do que é viver com o risco de ter uma bomba explodindo sob sua cabeça a qualquer momento.
A narrativa apresenta a jovem Parvana que sai peregrinando pelo país em busca de sua família perdida. Após perder o pai, a garota vai em busca de seu objetivo. Por questão de sobrevivência, ela tem a necessidade de se caracterizar de menino, pois só assim há chance de escapar dos massacres do Talibã.
Em sua trajetória, Parvana passa fome, sente medo, frio... e encontra pessoas pelo caminho as quais a faz demonstrar a compaixão e a solidariedade que somente alguém que passa por e aquela situação entenderia.
Parvana conhece outras crianças na mesma situação e que protagonizam a história junto à ela. É inevitável que nos apaixonemos pelas personagens e que torçamos infinitamente para que fiquem seguros e sejam felizes.
Embora haja muitos momentos de choro durante a leitura, confesso que em muitas passagens do texto eu era obrigado a parar a leitura e agradecer ao Universo por viver em ambiente de paz, ao lado da família e em segurança.
A viagem de Parvana é uma história que te coloca em choque com uma realidade tão dura e tão inacreditável. Li e recomendo.
Grande beijo,