Polícia

Sinopse: "A polícia de Oslo precisa desesperadamente de Harry Hole. Mas, dessa vez, talvez ela não possa contar com seu detetive mais brilhante.... Ao longo dos anos, o inspetor Harry Hole esteve envolvido nos principais casos de assassinato em Oslo e salvou a vida de muitas pessoas. Mas, quando um assassino brutal ataca os policiais da cidade e seus colegas são expostos ao perigo, Harry não se encontra em posição de proteger ninguém – muito menos a si mesmo. Um investigador aposentado é assassinado de modo brutal em um bosque nos arredores da cidade; um detetive é morto com requintes de crueldade. Ambos são encontrados nos locais dos crimes que não foram capazes de solucionar. E o assassino não para por aí. Funcionando como uma força-tarefa, os amigos de Harry na polícia entram em ação. Apesar da falta de pistas, eles contam com uma ajuda inesperada para deter o assassino antes que seus colegas sejam as próximas vítimas."



Título: Polícia
Autor: Jo Nesbo
Ano: 2017
Editora: Record
Número de páginas: 546
Data da primeira publicação: 2013
Compre: TravessaAmazonSaraiva


Crítica:

    Olá gente linda, como estão vocês? Hoje estou aqui para fazer a resenha do segundo livro que leio desse autor, o primeiro foi Boneco de Neve e após pular alguns da sequência, o que não recomendo muito, amei mais uma vez essa escrita em montanha russa que o autor nos faz encarar.
     Para vocês não se perderem segue aqui embaixo a ordem cronológica dos livros, porque a editora deu uma bagunçada na ordem de lançamento: 

O Morcego (1997),  Baratas (1998), Garganta Vermelha (2000), A casa da dor (2000), A estrela do diabo (2003), O redentor (2005), Boneco de Neve (2007 - adaptado para o cinema em 2017), O leopardo (2009), O fantasma (2011), Polícia (2013) e A sede (2017)

     No início da leitura desse livro nós apenas sabemos que o detetive Harry Hole não está trabalhando mais como investigador da polícia, mas como não li o livro anterior eu não sabia exatamente o que havia acontecido com ele, então parei a leitura e fui atrás de alguns spoilers para poder entender, então se você se incomoda com spoilers não continue lendo essa resenha, pois ela vai acabar entregando alguns detalhes da vida dos personagens, porém isso não atrapalha em nada a investigação policial que se segue.
     Nesse livro nós nos deparamos com assassinatos de policiais, mais especificamente  com assassinatos de policias que foram mortos em locais de casos não solucionados anteriormente, onde eles participaram da investigação. Sendo assim, qualquer policial pode ser o próximo alvo. Inicia-se então uma investigação onde toda a força policial de Oslo está dedicada para achar o culpado que está sendo chamado pela mídia de o assassino de policiais.

“O Universo é sombrio. Nascemos maus. O mau é o ponto de partida, o natural. Aí, de vez em quando, surge uma luzinha bem pequena no fim do túnel. Mas ela é apenas temporária, temos que voltar à escuridão.”

     O livro é narrado sobre a visão dos diversos personagens o que nos aproxima cada vez mais de todos eles, pois começamos a conhecer seus problemas pessoais e como eles se empenham de coração para resolver cada investigação que participam. E então, justamente no momento que estamos mais conectados a eles, Jo Nesbo vai lá e pisa nos nossos corações e nos incentiva cada vez mais a odiar esse assassino, porém, não posso contar muito mais se não vou tirar a graça da leitura de vocês. 
     Após tudo sair do controle, é criado uma equipe secreta com os melhores investigadores, e lógico vocês já imaginam que eles vão fazer de tudo para o Harry voltar e auxiliar nessa investigação que está pondo um alvo na cabeça de vários amigos dele. Com o passar da leitura descobrimos que Harry abandonou a polícia e está se dedicando a dar aulas e ser feliz junto com a namorada Rakel, pois sempre que ele se metia em encrenca ela sofria demais, quando não era puxada junto nos turbilhoes de confusões que ele sempre se metia.

“Talvez não seja importante ou relevante, mas tudo significa alguma coisa. E a gente começa a procurar onde há luz, onde se vê alguma coisa.”

     Cada capitulo que passava ficava confusa juntamente com a equipe de investigação e tentei desvendar juntamente com eles esse mistério, porém o que posso dizer é que mais uma vez fui pega de surpresa, pois passei o livro inteiro desconfiando das pessoas erradas. E se preparem que quando essa leitura terminar vocês vão ficar desesperados pelo próximo assim como eu, mas até lá já coloquei no meu carrinho de compras os outros livros da série.
     Espero que vocês tenham gostado da resenha, eu realmente amei essa leitura e como vocês já sabem, resenhar livros de literatura policial é sempre muito difícil, pois qualquer coisinha que seja revelada a mais pode estragar a leitura para vocês. 
     Beijos e até a próxima.