Em Águas Sombrias

Sinopse: "Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás. Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos… Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente."






Título: Em Águas Sombrias
Autor: Paula Hawkins
Ano: 2017
Editora: Record
Número de páginas: 364
CompreSaraivaAmazon

Crítica: Oi pessoal, sei que prometi essa resenha para ontem, mas com um dia de atraso aqui está ela!!! Vamos falar do tão falado “Em águas sombrias”. Recebi o livro da editora sem estar esperando, foi uma surpresa e tanto porque queria muito realizar a leitura. Bom como você já viram na sinopse do que se trata vamos as críticas.

Por ser um livro escrito em várias visões, tive uma dificuldade inicial de engrenar na história, acostumar com o nome dos personagens. O bom que a história continua no ponto que parou na mudança dos personagens ou explica algo que ficou perdido no capítulo anterior.

Podemos considerar alguns núcleos que ocorrem a história, o principal é o da casa da Nel, Danielle Abbott, vamos chama-la de Nel. Neste núcleo temos Jules, Nel e Lena. A história gira em torno de Nel que suicidou/foi assassinada que só descobriremos ao longo da história, Jules irmã da vítima e Lena filha da vítima.

Núcleo 2 temos Josh, Louise, Alec e Katie. Sendo Louise e Alec pais de Josh e Katie, e Katie uma das garotas que se suicidou no rio. No Núcleo 3 temos Patrick, Helen, Sean e Susan. O que não irei comentar muito agora se não posso dar spoillers imensos. E o que considero Núcleo 4 são os avulsos, mas não menos importantes, Mark, Erin, Nikkie e alguns coadjuvantes que ajudam no caso.

A questão maior é, todos têm alguma relação com o caso de Nel, todos tem um segredo e todos tem uma dor muito grande. Além do mais todos são suspeitos (ao meu ver) até o decorrer da história.

A história te traz amor e ódio por alguns personagens e principalmente quando se trata da história da Jules acabamos tendo uma raiva muito grande da Nel, o que passa ao decorrer, mas sentimos a dor de Jules, sentimos sua angustia e o quanto foi prejudicial os acontecimentos de sua infância para sua vida adulta.

Vemos a dor de Lena que perdeu a mãe e a amiga Katie em pouco tempo de diferença entre uma e outra, e a dor de acreditar que a mãe a abandonou suicidando, deixando-a sozinha no mundo.

Em águas sombrias não só o rio é sombrio, mas a cidade carrega segredos absurdos, que mostra como ser humano é mau. Traz uma forma de amor puro, mas doentio. Traz o egoísmo e o ódio como um problema muito sério do ser humano, e principalmente como não tem o menor arrependimento do que fez. Ninguém, mas ninguém mesmo se arrepende.

A história em si é muito boa, te faz querer ler, ler, ler, ler e você fica curioso quanto os segredos e o desenrolar da história. Não acontece nada muito mirabolante que você não imagine que irá acontecer, a não ser o final.

Bom vamos falar do final, esse sim me surpreendeu e me decepcionou, o que aconteceu com Nel não foi nada do que eu esperava, o que é bom, mas o que achei ruim, é que acreditava que a cidade ainda tinha salvação quantos aos personagens, e aí você descobre que todos são culpados (isto não é um spoiller) e lidam com tudo numa cara de pau absurda. Como se fosse normal o que aconteceu, sério não me desce.

O livro no geral é muito bem escrito e vale um 4, não dei 5 porque fiquei triste com esse fim, mas acredito que quem gosta de surpresas vai amar, e quem não gosta no mínimo vai ficar como eu. Amar e se revoltar.

Leiam em águas sombrias, um suspense muito bom, vale a pena. Logo faremos o sorteio do exemplar no nosso instagram @blogancoraliteraria. Fiquem de olho.

Bjus, até a próxima.