O Pântano das Borboletas


Sinopse: Sam e Billy têm 12 anos e moram na pequena Carnival Falls. Amigos inseparáveis, eles percorrem o bosque de bicicleta e preparam-se para terminar a construção da sonhada casa na árvore. Compartilham tudo, inclusive a paixão por Miranda, a menina rica que acaba de se mudar para a cidade. Juntos, os três vivem as descobertas e as transformações típicas da idade e desvendam o mistério que assombra a vida de Sam: o paradeiro de sua mãe. Com esses ingredientes e doses generosas de lirismo, Federico Axat escreveu uma história admirável sobre a delicada passagem da infância para a adolescência e desta para a vida adulta. Mas não só. Romance de crescimento e suspense com incursões pelo fantástico, O Pântano das Borboletas reserva uma desconcertante reviravolta final: um segredo que, revelado, arremessa o leitor em um torvelinho de emoções e confere à trama um sentido totalmente novo.

Crítica: Olá pessoal, estou de volta com a resenha de O Pântano das Borboletas e vou começar explicando o porquê do nome. 

O livro conta a história de Sam, que durante sua infância passa a maior parte do tempo no bosque, no princípio você verá a paixão de Sam por Miranda e o pântano das borboletas é um lugar especial para os dois.

A história se inicia com o acidente que levou a morte de sua mãe, e a cena vista pelos olhos do bebê Sam. Após isso, ele cresce no Rancho do Randy, onde várias outras crianças com bom comportamento são mandados do orfanato para lá.

Sam é um dos preferidos dos donos da pensão e possui um quarto somente para ele, o que acaba deixando as outras crianças com ciúmes, com isso Orson se torna um dos maiores problemas dele.

Todas as tardes, ele lê para um senhor com alzheimer e logo após encontra Billy, seu único amigo, no bosque. Além dos horários que observa Miranda, que acabou de se mudar pra Carnival Falls.

Um dia enquanto conversa com Billy sobre a casa de Miranda, o mesmo resolve visitar a mansão com o tio e acaba fazendo amizade com a garota. Alguns dias depois Miranda aparece no bosque, a convite de Billy, assim conhecendo Sam pessoalmente e iniciando uma grande amizade entre os três.

Após muitos fatos que ocorrem os três começam a desvendar a morte da mãe de Sam, desmascaram Orson e se resolve tudo numa linda historinha clássica e clichê, mas de uma forma muito gostosa de se ler.

O livro passa em dois tempos, passado e futuro, o narrador é Sam com seus 30 e poucos anos, que conta o que viveu no passado e algumas cenas importantes no futuro, em uma visita que ele faz a cidade, já mais velho.

 Aí você me pergunta, Rafa porque devo ler esse livro??? Aí eu te respondo: Uma linda história, que te prende do início ao fim e que te faz de bobo. Quando chega no último parágrafo do livro o autor escreve uma frase que, meu bem, muda tudo!!! MUDA A HISTÓRIA TODINHA, você começa a pensar na história, nas coisas que ocorreram com outros olhos!!!

Sim, esqueça tudo que você leu e pensa de outra maneira, dando um pequeno spoiler que só quem leu vai entender, esqueça essa coisa de Gênero.

Mas aqui, não leia o final antes, tá? Perde a graça. Vai na ordem cronológica correta, conselho de amiga. E para não perder o conselho leia O Pântano das Borboletas e me chama para conversar, preciso muito falar sobre ele.

Bju até a próxima.