O Conto de Aurora

Sinopse: “Este conto é sobre uma Aurora que às vezes não é aurora. Que não tem sol, não tem luz e quase não tem ar, mas que procura vida. Essa Aurora que às vezes suspira, carrega consigo uma pergunta: é chegar à almejada liberdade que se vive a felicidade? Ela não se sente feliz, mas sente uma liberdade que a maltrata - a de estar só. Por vezes nos envolvemos em um ciclo de repetições do qual não conseguimos nos retirar. Mas e se for para ser diferente de tudo que já se idealizou? E se for para transcender, ou até mesmo querer deixar de ser? E se por dentro desejar estremecer, se envolver, se erguer? Essas são questões descritas sobre uma própria maneira de lidar com sensações e emoções, que envolvem uma percepção pela vivência de Aurora, tornando a estória um conto e um convite à reflexão.”

Título:  O Conto de Aurora
Autor: Priscilla Medeiros
Ano: 2016
Editora: Chiado
Número de páginas: 92
CompreChiado

Crítica: Fui convidada pela Rafa Viegas do Blog Âncora Literária para escrever a resenha do livro “O Conto da Aurora” e espero que vocês gostem!

A obra “O Conto de Aurora” aborda não só a personagem Aurora, mas a busca pela felicidade, a procura do amor e a liberdade. A solidão maltrata e o conto é um convite à reflexão, pois a maneira de lidar com sensações e emoções envolve uma percepção pela vivência de Aurora. Às vezes precisamos transcender, mudar o que foi idealizado e se erguer diante das dificuldades. Será que Aurora conseguirá encontrar o seu caminho?

A escritora Priscilla Medeiros possui uma narrativa forte, envolvente e com uma abordagem psicológica dos personagens. Ela escreveu o conto reflexivo, com capítulos motivacionais e que leva o leitor a pensar bastante no que de fato é necessário para ser feliz. 
“Mas minha paixão mesmo é escrever. Às vezes, penso que nasci para me perder em linhas e assim exaltar meu interior. Levo comigo o prazer que se tem em expressar-se escrevendo. É como um grito, que internamente vai tentando curar suas feridas através de escritas. Por entre os dedos saem libertações, que surgem como remédio sem química, que apenas dizem, que às vezes curam.”

A personagem Aurora vive inúmeros momentos apenas com a própria companhia, cheia de mágoas passadas e tentando buscar o equilíbrio para ir em busca dos seus sonhos. Então, ela decide mudar para uma cidade desconhecida e procurar um trabalho que lhe proporcione algo mais que a sua simples sobrevivência. 
“E foi atrás do dinheiro que Aurora começou a bater de porta em porta atrás de um trabalho que venderia todos os órgãos de seu corpo menos os genitais. Tenho mesmo que falar dela agora sem piedade, pois essa melancolia às vezes cansa. Chega de exageros. Aurora agora tem que passar um batom. Cor de rosa.”

O conto nos mostra temáticas ótimas como: a busca da felicidade, a liberdade, o encontro com o próprio eu, independência financeira, esperança por dias melhores e a vivências das emoções sentidas. 
“De certa forma, o rumo que se tem, na vida é o que se escolhe? É preciso olhar para o interior e ver a alma.''

Por fim, o conto é leve, fácil de ler, bastante reflexivo e convidativo. Gostei da capa, fonte e diagramação boas, porém os erros na escrita me incomodaram. Espero que na próxima reimpressão sejam corrigidos.

https://feravellar.blogspot.com/2020/04/resenha-o-conto-de-aurora-priscilla.html