O Doce Luar da Primavera

Sinopse: "De vez em quando eu me dispunha a rabiscar uns versos, verbos, verbetes. Eram curtos, sem muito conteúdo. Eu tentava, por vezes, escrever e descrever o que sentia, via e imaginava. Para falar a verdade, eu sentia, via e imaginava muito mais do que pudera escrever. Não tinha o dom, mas tinha vontade. Tinha necessidade. Todavia, a cada linha que percorria, aliviava-me a alma. Descarregara um peso que teimava em acumular. Com o tempo, tornava-se cada vez mais comum transferir meus pensamentos para o papel. Qualquer ideia solta virava verso. Logo já era prosa. Não era intencional. Quando logo vira, já estava transcrevendo tudo que se passava em minha mente e principal: em meu coração. Dedicando-me à escrita tive um aprendizado: não tinha dom para escrever, mas podia sentir, ver e imaginar... o que, pra mim, valia muito mais."




Título: O Doce Luar da Primavera
Autor: Guto Cruz
Ano: 2016
Editora: Acene
Número de páginas: 111
CompreEditora AceneAmazon

Crítica:  Ai gente, sério, não sei se suspiro ou se leio! O nosso autor parceiro Guto Cruz acertou em cheio ao escrever esse livro! Apesar de pequenino, a mistura de contos, poesias e causos (como diríamos em Minas) traz consigo um ar relaxado e uma grande satisfação ao realizar a leitura.

Mas não se engane, os contos e poemas tem uma ordem a ser seguida, fases de leitura. Para iniciar, Guto começa com um conto que não é nada feliz, mas leve de uma forma que não parece o tema abordado. A partir daí inicia a apresentação do autor, através de poesias e músicas que fazem parte dele, e que nos leva a amar cada palavra.

Então vamos sendo apresentados a personagens encantadores, como Cristina e Catarina, mulheres em fases diferentes de vida, mas com contos leves e arrebatadores. A escolha das duas dentre várias é somente a minha preferência, mas conhecemos vários outros personagens bem construídos e adoráveis.

O livro pode ser dividido em 3 fases: Apresentação, Romântico e Desilusão. Quando o livro caminha para última fase, começa a se demonstrar a insatisfação que todos nós estamos tendo no nosso cotidiano. A insatisfação com o amor, o medo e, principalmente, uma frase que me marcou muito:

                        ”A POESIA FESTEJA essa merda DE VIDA”

Com o livro conhecemos as facetas do autor e com histórias e poemas adoráveis sobre o mesmo. Guto, gostaria de te perguntar, sua professora leu o livro? Descobriu sobre as tintas? Adorei essa história.

Um autor principiante que vai fazer história, além de uma graça como pessoa. Recomendo O Doce Luar da Primavera, um livro para se ter na estante.