Ei, Você! Aprenda a amar - Um guia básico para Adolescentes e Jovens Adultos

Sinopse: "Relacionar-se romanticamente com alguém é algo bastante complicado. É muito mais fácil poder escapar, viver livre, leve e solto. É muito mais fácil sentir que sua felicidade não depende de uma só pessoa. É muito mais fácil não sentir a pressão de um relacionamento, no meio de tantas que você já sofre diariamente. Mas, faz falta. Amar faz falta. Ser amado faz falta. Depender emocionalmente de alguém faz falta.Com referências tiradas de grandes obras de nomes como Neruda, Shakespeare, Blake, Dickens e Gabriel García Márquez, esta obra analisa e problematiza a forma como as pessoas, principalmente os jovens, se relacionam nos dias de hoje. Com uma escrita simples, direta e muitas vezes agressiva, o autor promove uma “conversa de amigo” com o leitor, tanto apontando suas falhas e o desafiando a mudar, quanto o confortando e oferecendo esperança. São propostas reflexões sobre o que entendemos sobre amor, paixão, fidelidade e moral, de forma a gerar a compreensão de que as dúvidas, as adversidades e as complicações sempre existiram e sempre existirão; que quebrar os paradigmas nocivos que regem os relacionamentos atuais é um trabalho gradativo e árduo, porém, extremamente gratificante."




Título: Ei, Você! Aprenda a amar - Um guia básico para Adolescentes e Jovens Adultos
Autor: Luiz Filipe Lago de Carvalho
Ano: 2016
Editora: Chiado
Número de páginas: 116
CompreCulturaChiadoMartins Fontes

Crítica: Oi, pessoal! Para começar, tenho que dizer algo importante: esse livro trouxe uma grande alegria para meu ego, pela primeira vez entendi uma referência sem ficar voando! AÊÊÊÊÊ!!! Kkkk. A trompa azul na capa se refere a Ted Mosby, da série “How I Met Your Mother” e que por um momento doido resolvi assistir a série e pronto, ENTENDI. KKKKK, e tem um capitulo inteirinho sobre ele também!!!

Bom, agora deixando de lado minhas vitórias e partindo para o livro, minhas impressões: então como o nome já diz “Um guia básico para Adolescentes e Jovens Adultoscomeço a acreditar que não me encontro mais na fase Jovem Adulto, e estou entrando na fase Adulta Velha Ranzinza e Chata (e não olhando a idade, mas sim a mentalidade).

Por que digo isso, bom, a escrita do Luiz Filipe é muito gostosa, boa de acompanhar e leve, mas o tema não me agrada. Um livro com várias citações, muito boas por sinal, pode-se perceber que foram escolhidas a dedo e que se conecta ao que o autor fala o tempo todo.

Mas, infelizmente, não consegui ler muito do livro como gostaria, realizei uma leitura mais rápida e menos consistente. Mas porquê eu fiz isso? Bom, não sei se já passei da idade, da fase ou o que, mas falar de amor da forma como Luiz Filipe fala se tornou muito comum no meu dia-a-dia, coisas que ouço ou já ouvi muito, pois é um guia sobre o amor, e estamos sempre tendo opiniões vindo de várias partes sobre isso.

Quando tinha uns 15, 16 anos adorava o tema, e tenho certeza que teria sido um livro de cabeceira nessa etapa da vida, mas hoje, com 27 anos, meus gostos mudaram, minhas ideias também. Por isso acredito que é um guia para adolescentes e jovens adultos mesmo na fase em que tudo é romance.

É um livro que indicaria sim, principalmente para meus alunos adolescentes, para ver se eles colocam alguma coisa naquela cabecinha oca, pois é o que os jovens de hoje em dia estão precisando ouvir, ler e compreender. Mas, são coisas que depende de cada história vivida, cada fase da vida. Talvez você que esteja lendo a resenha, seja o que está precisando, talvez você não esteja pronto ou talvez você já passou por isso e já se cansou.

Então é basicamente isso, um livro de fases, dei nota 3, pois adoraria ler outro estilo, caso o autor escrevesse já adorei a escrita. Mas não esse tema.

Bjus até a próxima.