O Verão em que Tudo Mudou

SinopseA vida às vezes guarda inúmeras surpresas. Sem avisar, ela muda de direção. Na hora você não entende, já que “tudo parecia estar bem”. Então percebe que havia sinais.... um sentimento, uma lembrança, um fato que parecia bobo, mas não era... É quando a gente entende que todo o caminho estava errado, que nada fazia muito sentido. Pelo menos, pra você. Fred sente-se absolutamente comum diante de um mundo com tanta gente especial. Lavínia, ao alcançar aquilo que parecia um sonho, algo pelo qual tanto lutou descobre que a nova conquista nunca foi realmente um desejo seu. E Sol, sem perceber, vive sempre à espreita, desconfiada, em constante alerta, tentando controlar tudo ao redor, na esperança de não se ferir novamente... Mas que controle podemos ter diante de tudo? Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador. Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas.




Título: O Verão em que Tudo Mudou
Autor: Vinícius Grossos, Gabriela Freitas e Thais Wandrofski
Ano: 2017
Editora: Faro Editorial
Número de páginas: 304
CompreSaraivaAmazon

Crítica: Oi meus amores hoje a crítica vai ser diferente, vai ser meio misturada, meio crítica, meio Bienal!!! Quem acompanha o canal no ig viu que estive na Bienal no dia 03/09, e foi muito legal!


  

E uma das coisas que me levou a Bienal nesse dia foi: Fui conhecer os autores desse livro “O Verão em que Tudo Mudou”, então vamos a crítica.

Esse livro foi enviado por nossa parceira Faro Editorial, e agora com meu exemplar autografado por 2 – Vinicius Grossos e Thaís Wandrofski -  e espero futuramente conseguir o autografo da Gabi Freitas. Continuando, o livro é composto por 3 contos, que relacionam entre sim, sendo contadas por 3 narradores diferentes, e a história de três amigas, Valentina, Lavínia e Sol.


Falando do primeiro Conto – Quando Infinitos se encontram

Como já devem ter percebido é o conto do Vinicius e é o único que o narrador não é uma das três garotas, quem conta a história é o Fred, um garoto sem sonhos e que conhece Valentina que se envolveu numa enrascada, e juntos tem uma linda história de Natal. Valentina é um amorzinho, e juro que achei a história dela BEM BIZARRA! Não consigo entender como alguém lida com algo assim. Mas o conto é leve, gostoso e com aquele final feliz.



Já o segundo Conto (e o meu preferido) – “Mantenha-se Viva!”

Escrito pela Gabi Freitas é o conto com uma emoção muito grande, não costumo marcar quotes, mas neste não resisti e vou colocar um aqui para vocês:
“A pressa para o Destino não nos deixa aproveitar o Caminho.”

Desde o início, Gabi deixa claro que Lavínia, nossa garota da vez e a narradora passou por alguma coisa muito complicada, e quando cheguei ao fim, fiquei muito mais assustada com o que foi, pois tinha imaginado algo muito mais brando.

Esse acontecimento impede Lavínia de viver e ser ela mesma, se culpa e vive a vida de outra pessoa tentando suprir uma perda, quando a história acontece, ela toma uma atitude impulsiva e resolve mudar sua vida toda e se reconhecer.

Na história de Lavínia vemos um pouco das outras duas garotas, e comparando Valentina e Sol dos outros dois contos, no conto da Gabi pareciam pessoas diferentes, pareciam que não tinham a mesma essência.

Mas como no caso a história é da Lavínia, não achei que prejudicou em nada, adorei o recomeço e a história linda que ela criou.


E por último, mas não menos importante – Pôr do Sol

Bom, infelizmente, este somente a Playlist me agradou. A Sol é detestável, a Bia (melhor amiga de Sol) é uma Pamonha, e para piorar a Sol tem uma irmã gêmea o oposto dela, aquelas coisas do tipo o dia e a noite.

Tive muita dificuldade de finalizar o livro por conta desde ultimo conto, não me dava vontade de ler, e como se passou tudo em um mês, comecei a achar que estava se estendendo d+.

Achei que a Thais forçou bastante a mudança da Sol, ela simplesmente passou uma noite sem dormir e no dia seguinte mudou da água para o vinho, virou uma santinha, que só quer fazer o bem e ajudar os outros, e acabei achando o conto muito forçado.

Mas acredito que seja apenas uma opinião minha, e que muitos irão gostar, pois é uma historinha bonitinha, clichezinha, mas que as pessoas amam (e acho que a Rafaella critica apossou de mim novamente).

Então recomendo bastante esse livro, principalmente pelas histórias de Vinicius e Gabi, que são lindas. E por acreditar que muitos de vocês devem gostar do conto da Thais.

E recomendo também pois conheci os autores e amei os dois, Vinicius espevitado no seu jeitinho, e Thais calma e linda.

Então fica aqui o meu recomendo.

Bjus, até a próxima, Rafa