Bela Gratidão

SinopseUm romance sobre amadurecimento e a dureza de crescer em uma cultura que exige das mulheres nada menos que a perfeição. Corey Ann Haydu explora as complexidades da família, os limites do amor e quão duro é crescer em uma cultura que premia a beleza acima de qualquer outra coisa e cobra das mulheres nada menos que a perfeição. Uma leitura atual que dialoga direta e honestamente com a multiplicidade de questões enfrentadas por adolescentes e jovens no mundo todo – a confusão do primeiro amor, os dramas familiares e a construção da própria identidade no meio de toda essa loucura. O livro está cheio de personagens realistas, que tropeçam nos próprios medos e cometem erros com alguns dos quais é impossível não se identificar. Montana e sua irmã Arizona têm um pacto desde que a mãe as deixou: São elas duas contra todo o mundo. Com o pai sempre imerso em relacionamentos tóxicos e uma sucessão de madrastas essa foi a maneira que encontraram de seguir em frente. Mas agora que Arizona foi para a faculdade Montana se sente deixada pra trás e perdida, mergulhando em uma amizade vertiginosa e empolgante com a ousada Karissa. No meio disso tudo, Montana encontra uma distração em Bernardo. Resta saber se Montana têm a confiança necessária no que sentem um pelo outro para encaixar Bernardo na sua vida imperfeita.”

Título: Bela Gratidão
Autor: Corey Ann Haydu
Ano: 2017
Editora: Galera Record
Número de páginas: 432

CompreSaraivaAmazon

Crítica: Oi pessoal, posso dizer que foi a leitura mais agoniante que fiz ultimamente, e já explico o porquê para vocês. Hoje vamos falar do livro “Bela Gratidão”. Livro cedido pela editora.

O livro conta a história de Montana, uma garota de 17 anos, que tem como metas do verão ser amiga de Karissa, passar o verão com a irmã Arizona e com a melhor amiga Roxanne e conhecer o menino que a encara no parque, que depois de uma busca na internet descobriu que se chama Bernardo.

Ela está passando por uma fase bem difícil, sua irmã e sua melhor amiga foram para a universidade e agora Montana se vê sozinha e abandonada, e acaba se envolve com Karissa. Essa amizade é extremamente tóxica sendo Karissa dependente e egoísta, e exige muito de Montana, o que ela não percebe por estar totalmente encantada por uma garota linda e que precisa dela.

Bom, a vida dela até aí, também é muito difícil. Seu pai teve diversas mulheres, levou para casa e quando se cansou simplesmente termina com elas, sem se tocar o que isso influencia na vida de suas filhas. Além do que ele é cirurgião plástico e fica vendo defeitos em todas as mulheres, querendo corrigi-las, inclusive suas filhas.

Montana se sente rejeitada pelo pai por não ser perfeita, sabe que seu nariz, entre outras coisas são detalhes que ele mudaria, e acredita que ele não a ama suficiente por isso, mas ela não quer mudar.

Certo dia após reencontrar sua irmã e descobrir que ela fez uma cirurgia plástica escondido dela, e sentir que a irmã agora tem uma vida sem ela, toma uma atitude impulsiva e pinta seu cabelo de rosa, o que faz o garoto do parque, Bernardo, ir até ela. Então ela começa um relacionamento com o mesmo.

E além de todos esses acontecimentos, seu pai agora está com uma nova namorada, que ao ser apresentadas para elas (não vou contar quem é), percebe-se que ela é quase da idade delas e conhecida. O que já era difícil aceitar o pai com nova esposa, mas além de ser mais uma, ela tem a idade das suas filhas e é amiga de uma delas.

Montana também percebe que Roxanne é mais da irmã do que dela agora, e além de tudo isso, após ficar sozinha, ela começa a visitar umas das ex mulheres do seu pai, que a trata como filha e tem uma relação escondida da família.

Bom agora vamos para o que me deixou angustiada na história, 1º todo mundo é muito egoísta nessa história, 2º Montana apesar de pensar muito em si, ela não tem força para falar o que pensa, e acaba tomando atitudes somente para não desagradar as pessoas a sua volta, 3º ela só consegue ser ela mesma quando está com o Bernardo e 4º para finalizar o relacionamento com Bernardo também se torna tóxico.

Quando Montana sai com Karissa ela bebe e fuma muito, e os adolescentes dessa história estão praticamente o tempo todo bebendo. O que mostra a insatisfação com a vida, mesmo que alguns não tenho o porquê de estar insatisfeito.

Montana costuma pensar nas coisas certas a se fazer, mas como quer agradar a todos ela acaba fazendo tudo errado e começa a afundar num poço sem fundo, e fui ficando totalmente angustiada.

Pois a menina não tem mãe, o pai é um ausente e um babaca, e ela só precisa de alguém que cuide dela. Ela começa a fazer tudo errado e ninguém percebe, e o namorado para piorar começa a ajudar a fazer tudo errado, fui ficando angustiada, porque cadê os adultos dessa história para cuidar de Montana. Quando ela percebe que não é isso que ela quer, que tomou o caminho errado, ela não sabe mais como voltar.

Minha vontade a cada virada de pagina era entrar no livro e dar um sermão na garota, era cuidar dela. Me senti completamente perdida a cada página, querendo que se resolvesse que ela tomasse outra atitude.

Bom apesar da angustia, foi um livro muito bom de ler, pois me prendeu e como já disse algumas vezes, livros bons são os que causam sentimentos. Então dei quatro estrelas no skoob, e recomendo bastante.

Bjus até a próxima.