Uma Dobra no Tempo

SinopseUm clássico da fantasia e da ficção científica emerge! Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar. “Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.” O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço. Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados.






Título: Uma Dobra no Tempo
Autor: Madeleine L'Engle
Ano: 2017
Editora: HarperCollins Brasil
Número de páginas: 240
CompreAmazonSaraiva

Crítica: Oi gente, tudo bem com vocês?? Começo essa resenha com uma tristeza, esperava mais do livro, imaginei que seria de Fantasia e SciFi mais adulto, mas trago também uma grande alegria, descobri que o livro é um Infanto-Juvenil Genial, e juro que pensei em todas minhas primas e primos mais novos lendo “Uma Dobra no Tempo”.

Sim gente o livro de hoje é essa belezura da Harper Collins, edição comemorativa de 50 anos, CAPA DURA e com uma história pra lá de fofinha. O livro foi cedido pela editora.

A história é muito nova, e que me surpreendeu mais é que foi escrita na década de 60 e traz conceitos científicos que são atuais até hoje e a autora consegue passar tais conceitos para crianças o que torna tudo ainda mais magnifico. A série é composta por 5 livros:
 Uma Dobra no Tempo
Um Vento à Porta
Um Planeta em seu Giro Veloz
Muitas Águas
Um Tempo Aceitável

O livro conta a história de Meg, seus irmãos e sua linda mãe que vivem um uma cidade onde todos são incompreendidos, de menos seus irmãos gêmeos. O pai de Meg está sumido e todos acham que ele abandonou a mãe de Meg por outra mulher.

Acaba que com o sumiço do pai quem sofre mais é Meg e seu irmão Charles, por serem diferentes das demais outras crianças, e acabam conhecendo três Bruxas, Fadas, Estrelas entre diversos outros nome que podemos definir para elas, e estas levam as crianças para salvar seus pai no Universo.

Com isso traz o conhecimento da palavra Tesserar que no caso seria dobrar as dimensões do espaço para fazer a viagem entre planetas mais rapidamente, já imaginou explicar isso para crianças?? Pois é a autora faz isso com maestria.

Fora os personagens principais não consegui me conectar com mais nenhum, e comecei a achar o enredo chato, mas creio que foi exatamente pois não estava esperando uma história Juvenil, e queria algo mais complexo.

Tirando esse fato, a história é surpreendente e indicaria para todas as crianças e pré adolescentes que conheço (até alguns adolescentes também). E pra finalizar vem filme da Disney por aí.

 

Bjus até a próxima.

26 comentários:

  1. Rafa, estou lendo. Ainda não mergulhei profundamente, a leitura ainda não consegui me fisgar. Espero gostar do livro! A história é surpreendente mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Que fofinho... Hahaha parece muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Gosto da ideia da trama em tentar ensinar algo através da fantasia, apesar de não ser muito inteligente para esses conceitos científicos, então tenho certeza que o livro também seria uma boa pedida para mim.
    Não o conhecia, mas gostei muito dica e o livro está lindo.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee Rafa ^^
    Eu já tinha visto a capa deste livro antes, mas como não sou muito fã de ficção científica e coisas do tipo, não fiquei muito curiosa para conhecer. Uma pena que o livro tenha te decepcionado, eu também prefiro histórias mais complexas :/ e é ainda mais triste que os personagens secundários não tenham encantado.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Não conhecia esse livro ainda. Parece ser bem legal. Eu nunca li nada desse tipo, mas gostaria de ler esse livro. Vou anotar a dica e torcer para gostar da leitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. ola!!!
    ainda nao conhecia esse livro, fiquei bem curiosa pra ler pq adoro viagem no tempo e essas coisas, mas infanto juvenil me cansa as vezes hahah
    amei sua indicação

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu imaginava outra coisa também mais adulto e principalmente pela questão do filme, não imaginava que era assim mais jovem, apesar de gostar desta coisa de espeço atemporal e tudo mais, mas prefiro ver o filme mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Ahh, adorei o trailer do filme! Acredito que será uma ótima adaptação. A capa do livro é linda e é espantoso eu nem ter ouvido falar dele até ler sua resenha, já que até filme vem por aí. Com certeza daria uma chance, amei seu post!

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafa, tudo bem?
    Eu acho que gostaria desse livro justamente pelo motivo no qual te desagradou. Adoro livros juvenis, e com essa temática eu nunca li nada, então, eu acho que iria gostar muitíssimo. Fora que para entender viagens no tempo só sendo juvenil, pq sou lerdo.

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Adoro livros juvenis, justamente porque como as crianças não estão amarradas dentro da caixa é mais fácil para o autor falar certos conceitos mais fantástico porque a criança aceita melhor, adoro um livro bem viajado ❤

    ResponderExcluir
  11. Oi, o livro parece bem fofo, mas não estou na vibe de infanto no momento, mas com certeza anotei a dica para um presente nessa época natalina. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá me parece ser um livro lindo, adoro ficção cientifica e me parece ser um livro que todos podem ler, parece ser uma leitura interessante e leve!

    https://florescendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conhecia a obra e ainda mais por ser um clássico de 60 anos.Sou apaixonada por histórias de ficção científica,que pena que você não gostou muito por ser algo que não esperava.
    Que legal que irá ter filme.
    Espero poder ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rafa.
    Esse livro é um clássico e essa edição comemorativa da HC ficou linda demais!
    Que bom que o livro te surpreendeu!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  15. A história desse livro parece ser bem interessante e pelo titulo também achei que fosse algo mais sério e talvez de difícil compreensão. Mas como vc disse que é um infanto-juvenil percebi que a linguagem deve ser bem acessível. Amei a dica. E com certeza verei o filme. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Não o conhecia, mas parece ser uma boa leitura. Vou anotar o nome e mais pra frente tentar realizar essa leitura.

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Já li esse livro há bastante tempo, na época gostei, mas hoje acho que também acharia chato, porque juvenis não é mais para mim. Gosto de fantasias e sci-fi mais compelxas e pesadas. De qualqur modo, essa edição é muito linda mesmo!

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem?? Eu realmente adorei esse livro. Assim como você, imaginei uma coisa e acabei lendo outra e no final, saí surpreendida.
    Não achei uma história excelente, exatamente por ter ido com muita sede ao pote, mas valeu cada minuto da leitura.
    agora estou aguardando o filme, ansiosamente.

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Eu vi o trailer na última vez que fui ao cinema e fiquei bem curiosa para conferir. Ainda não sabia do livro, mas já anotei a dica para ler, achei a história bem interessante.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  20. Oi rafa, é complicado quando a agente imagina algo mais maduro e na verdade a trama é juvenil. Super te entendo sobre isso, mas fiquei curiosa com o enredo e acho que quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    eu ainda não li nenhuma fantasia SciFi, e admito que o gênero não me atrai muito, então o fato do livro desviar dessa abordagem já é um ponto positivo pelo meno pra mim, no entanto estou lendo muitos comentários negativos a esta história, muitas pessoas se decepcionando e por isso estou com um pé atrás. Apesar disso tudo estou focando no fato de que no final das contas a leitura oi positiva pra você o que me dá certa esperança.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  22. Oi Rafa.

    Ainda não tive oportunidade de ler este livro, mas sabendo pela sua resenha que é uma história surpreendente, eu vou adicionar na minha lista de desejados. Só não gostei muita da capa achei ela bem simples.

    Bjos

    ResponderExcluir
  23. OOOiiii, estou lendo esse livro atualmente e estou achando a história incrível... A forma como a autora consegue explicar os conceitos científicos é encantador!

    ResponderExcluir
  24. Olá Rafa,

    Eu estava bem curiosa sobre esse livro, e fiquei aguardando a resenha de alguém em que confio para decidir se iria compra-lo, mas já vi que não vale a pena, acho que livros de ficção científica não combina com essas pegadas mais juvenis, parece que tira todo o tchan da história.

    Beijos e obrigada pela resenha...

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Estou com esse livro na estante e falei a leitura ainda esse mes.
    Gostei muito da sua resenha, espero gostar do livro e logo poder assistir o filme também, estou vendo os cartazes de divulgação e adorando tudo

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita!