Entrevista Raick Tavares


Oiii Pessoal, tudo bem??
Hoje trago uma entrevista com nosso autor parceiro Raick Tavares. Raick Tavares nasceu em João Pinheiro – MG em 92. Radialista a mais de dez anos, palestrante e escritor de drama. Autor de mais três romances e dos contos: “DOIS” disponível para leitura no Sweek Brasil e de “UM SER SÓ”. Atualmente mora em Paracatu com sua esposa Suuh.

Você nos disse que começou a escrever aos 13 anos. Nessa época, você já se via um escritor ou, somente após o primeiro livro publicado, disse para si mesmo: “agora sou escritor de verdade”?
Até hoje tenho essa dúvida. rs. Na verdade, eu penso que um escritor se faz com o tempo. A cada dia me descubro mais, melhorando meu estilo de contar histórias, que na época da escola era muito ingênuo. Comecei com poeminhas bonitinhos, até rascunhar as primeiras histórias. Meu primeiro romance mesmo, eu escrevi apenas pelo instinto, sem saber nada sobre escrita criativa ou o que era uma escaleta. Hoje me sinto mais seguro para escrever e trabalho constantemente.
Você trabalha há vários anos no rádio. Sua profissão lhe proporciona um conforto para escrever?
Atualmente sim. Como eu tenho um programa que está no ar das 21:30 às 12:00, de terça a sexta, eu tenho um bom tempo livre para escrever no período do dia e trabalhar nos projetos.
Além de ser escritor, radialista, você também é palestrante. Como surgiu essa aptidão? Fale um pouco sobre sua palestra “Ler e escrever. Pra quê?”.
Eu nunca fui bom para falar em público, mas o rádio me ajudou muito a superar a timidez dos tempos de escola. Hoje, quando chego a um lugar novo, quero conhecer histórias e saber mais sobre os que estão ao meu lado. As palestras começaram por convites de professores e alguns amigos em comunidades. Em 2016, a palestra “Ler e escrever. Pra quê? ”, participou de um edital para a feira de Brasília e tive a hora de ministrá-la para vários alunos do ensino médio. Esse ano, estou aberto a parcerias para eventos literários, escolas públicas e particulares. A palestra não tem nenhum ônus, se o local for distante, peço apenas as passagens e um local, caso precise ficar.
O próximo livro, será seu segundo romance, lançado agora por uma editora do meio tradicional. Qual é a sensação de saber que terá uma obra exposta em uma livraria?
Eu estou muito ansioso. Só de pensar que outras pessoas poderão ler o meu livro e vê-lo em vitrines, sinto que o dever está cumprido... O romance, que será lançado pela editora Alicanto, terá o nome escolhido pelo público por uma enquete nas redes sociais. Por que deixar essa escolha nas mãos dos leitores? Essa será uma ação que acredito trazer mais proximidade do público. Porque é o que eu como autor, busco sempre. Será fantástico ler os comentários e ver sua repercussão.
Raick, obrigado pela entrevista. Onde nossos leitores podem acompanhar seus trabalhos?
Obrigado pela oportunidade de falar sobre o meu trabalho. Podem seguir minhas redes sociais. Sempre posto textos nas minhas páginas: FacebookTwitterInstagramSweekMeus contos estão de graça para leitura no AQUI. Passa lá e dê uma olhadinha no conto “Dois”, que está participando do concurso Orgulho de Ser.
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais do nosso autor parceiros.
Bjus, até a próxima
.

17 comentários:

  1. Olá
    Adoro ler entrevistas pois podemos conhecer um pouco mais os autores dos nossos queridos livros. Confesso que não conhecia esse autor, mas que apos a entrevista fiquei bastante curiosa com suas obras.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem?
    Confesso que não costumo ler muito entrevista.. Não conhecia o Raick Tavares. É meu primeiro contato e gostei muito.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber mais sobre autores brasileiros, espero que os livros dele façam bastante sucesso e que a carreira só continue a alavancar. Adorei a entrevista, bjs !!!!

    ResponderExcluir
  4. OLá! Muito bacana a entrevista, não conhecia o autor, mas já pra perceber que ele é bem simpático e bastante consciente do trabalho como escritor. Só posso desejar muito sucesso!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiii,

    Não conhecia o autor ou suas obras, mas achei muito interessante a entrevista. Faço ideia a ansiedade que deve dar ter um livro lançado por uma editora, deve ser sensacional e é muito legal ver as obras nacionais ganhando este espaço.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Oi! Sempre gosto de ler entrevistas com autores, porque nos aproxima da pessoa de fato, e a gente consegue pegar alguma coisa deles, como algo das experiências e de como eles vivem. Não conhecia este autor e gostei muito da simplicidade dele! Obrigada!


    Bjoxx – www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  7. Ola, tudo bem?

    Não conhecia o autor e gostei da entrevista. Pude conhecer um pouco. Parabéns pela entrevista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Confesso que não conhecia o autor e achei ele bem legal. Trabalhar com o que gosta deve ser maravilho. Muito legal a ideia da palestra. Espero poder ler um de suas obras em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Ain que legal! Amei conhecer mais um escritor.
    Já vou ficar ligada no próximo romance dele.
    Obrigada pela dica e ótima entrevista.
    um beijo


    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafa!
    Não conhecia o autor, mas gostei muito da entrevista. Fiquei curiosa em ouvir o programa dele na rádio...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu não conhecia o autor e gostei da entrevista, ele me pareceu ser bem simpático e depois vou procurar mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Parabéns pela entrevista. Não conhecia o autor, mas é bacana poder ver mais espaço sendo disponibilizado para conhecermos os talentos da nossa literatura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar desse autor e gostei bastante da forma simpatica dele ai responder as perguntas, fiquei bem curiosa sobre esse tal romance e espero poder ler uma resenha dele aqui quando for lançado ♥

    Um beijo
    https://romanceerotic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rafa

    Eu não conhecia o autor e achei bacana ele ser radialista, lá em casa ouvimos muito rádio, é um costume de família.
    Achei legal a ideia de escolher o nome do livro por uma enquete, deixar os leitores participarem é sempre válido!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, gosto muito de entrevistas com autores e essa ficou muito bacana. Acho que o nome do entrevistado não me é estranho, vou pesquisar mais sobre suas obras.

    ResponderExcluir
  16. Olá Rafa!!!
    Adorei a entrevista com o autor e fiquei feliz em saber mais sobre ele.
    Adorei a ideia do projeto e em saber que ele também teve que se adaptar a falar em público ^^
    Traga mais entrevistas de autores para conhecermos.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Confesso que não conhecia o autor e nem seu trabalho, mas achei bem interessante a entrevista e o achei muito simpático e aberto para o publico.
    Vou procurar sobre as suas obras s2

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita!