O Homem de Giz

Sinopse: “Assassinato e sinais misteriosos em uma trama para fãs de Stranger Things e Stephen King. Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes. Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás. Alternando habilidosamente entre presente e passado, O Homem de Giz traz o melhor do suspense: personagens maravilhosamente construídos, mistérios de prender o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os leitores mais escaldados.





Título: O Homem de Giz
Autor: C. J. Tudor
Ano: 2018
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272
CompreSaraivaAmazon

Crítica: Olá Marujos, fazia um tempo que não lia um thriller e resolvi pegar “O Homem de Giz” em uma leitura coletiva que estava participando, e com certeza um dos melhores lidos este ano.



Não sou muito de falar de edição, mas além da edição maravilhosa em capa dura e o início dos capítulos em pretos a história fica na mesma categoria da edição, Maravilhosa.

Comecei a leitura completamente desanimada, pois notei uma cópia imensa das crianças do “It, a coisa” e achei que o livro seria todo assim, e acabou sendo um dos motivos que eu enrolei um pouco na leitura. O início nos apresenta o narrador Eddie e sua turma, e começamos a conhecer sobre sua infância, e os acontecimentos que os marcaram.

A história se mescla entre a infância e a vida adulta do narrador, e creio que não vou mencionar o rumo da história aqui, pois todos conseguem perceber o decorrer da trama pela sinopse, o que ela não diz são os detalhes e é sobre eles que venho contar para vocês hoje.

O Homem de Giz mexeu comigo por três pontos importantes, primeiro o enredo que nos surpreende do início ao fim, segundo pela história não girar somente aos fatos ocorridos que modificaram os personagens e o terceiro, mas pra mim o principal, é como as atitudes e os fatos que ocorrem na infância de uma criança podem mudar a sua vida adulta completamente.

Eddie vivenciou muitos acontecimentos horrorosos em sua infância, e ele não era um menino que foi judiado pelos pais nem nada clichê assim, ele foi um menino super amado, com pais protetores, mas que passou por coisas em sua vida que algumas poderiam ser evitadas, algumas não, e que vemos traços agora na sua narrativa adulta.

Na cidade de Eddie durante a infância ocorreram alguns crimes e acidentes muito complicados, e por incrível que pareça, Eddie sempre acabava envolvido, e sua turma também.

Com a leitura percebemos que não somente ele, mas todos foram afetados, apesar de não mostrar muito seus amigos na segunda fase, vemos que o caso não solucionado de assassinato fez com que todos estagnassem, como se esperassem uma solução, para a vida voltar a andar.

E é exatamente isso que ocorre, eles vão atrás da solução desse caso, o que para mim não foi e tudo uma novidade, imaginei alguns detalhes e acertei, outros errei feio, mas foi bomba atrás de bomba do meio do livro até o fim.

Um livro cheio de reviravoltas e que você quer mais, mais e mais. Vi algumas opiniões sobre o fim, que algumas pessoas não gostaram, mas achei a solução digna para o livro. Não acredito que toda a história tenha que ter um final definido, e sim um caminho, o resto fica por conta do leitor. Pois, pra mim, a vida também é assim, a história para em algum ponto, se não teríamos que arrastar ela toda até a morte, onde no caso seria o fim realmente, mas já estou divagando.

Bom gente, esse livro mexeu realmente comigo e espero que todos leiam. Super recomendado.

Bjus, até a próxima.


25 comentários:

  1. Eu tô numa leitura coletiva desse livro, tô ansiosa pra começar porque todo mundo fala muito bem dele e eu quero muito conhecer, espero que eu goste!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, esse livro me parece um ótimo suspense quero muito dar uma chance para ele em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem Rafa?

    Eu tenho vontade de ler "O Homem de Giz" desde quando foi publicado, parece ser uma boa leitura, eu curto muito o gênero literário suspense. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oiii,

    É muito legal quando a história é repleta de reviravoltas e deixa a gente super envolvido nela, mas infelizmente eu fico me imaginando uma semana elaborando teorias sobre um livro destes sem nem mesmo ler ele kkkkkk Definirivamente não é o meu tipo de história, mas a trama dele é bem chamativa e a edição dele parece mesmo ser maravilhosa e nos ganhar pelos olhos. É numa ótima dica para quem curte o gênero.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Confesso que já faz um bom tempo que não leio suspenses, mas esse chamou minha atenção. Suas impressões me deixaram curiosa e concordo com vc, em alguns casos o autor pode até não fechar o enredo, mas ele tem que despertar no leitor a possibilidade de imaginar o final ... Alguns autores apenas deixam em aberto e você acaba pensando em mil possibilidade e qnd isso acontece me sinto um pouco enganada. Não sei em qual dos dois casos esse livro se encaixa, mas gostei de conferir sua opinião. Parabéns pela leitura e valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa!
    Estou doida para comprar esse livro, principalmente por causa da sua edição, que está maravilhosa! Mas a história também me interessa bastante. Gosto desses enredos que existe algum suspense e que são protagonizados por jovens/crianças, bem estilo sessão da tarde. S[o preciso comprar e conseguir tempo para ler, rsrs.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa.

    Eu estou louca de vontade de ler este livro. Ainda mais agora que sua opinião aumentou minha curiosidade, mostrando como o enredo é surpreendente e cheio de reviravoltas. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rafa.
    Eu também adorei esse livro!! Foi um dos melhores do gênero que li nesse ano!!
    A trama contruída pelo autor me deixou grudada na leitura do começo ao fim!!
    E o final?? Eu amei!! Achei a solução perfeita!!!
    Um conteúdo incrível para combinar com a edição maravilhosa!
    (E desculpe tantas exclamações... É a empolgação com o livro... Rs)
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?
    Sou louca para comprar esse livro... que resenha! Só fiquei com mais vontade de comprar ele logo kkk

    Esses livros que jogam bomba atrás de bomba são maravilhosos e eu não vejo a hora de me surpreender com ele!

    Beijos,
    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafa! Uma amiga me indicou esse livro por ter sido um dos melhores que ela leu esse ano. Gostei muito da sua resenha, ela aumenta a minha expectativa em relação a essa história.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Este livro está na minha lista de desejos e ler sua resenha só reforça meu desejo, mesmo com sua ressalva sobre o inicio meio arrastado devido a semelhança com IT. Saber que o decorrer da trama é um campo minado me anima mais ainda. Espero ler em breve e ficar tão mexida como você.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rafa!
    Eu conhecia esse livro apenas por nome, não imaginava muito do que ele falava, mas interessante a premissa. Thriller não é um tipo de história que eu goste, mas pela base da sinopse até lembrei de It mesmo por algumas resenhas que vi sobre ele já, mas que bom que O Homem de Giz vai por outro caminho e consegue surpreender. Interessante a abordagem sobre coisas na infância que nos afetam na vida adulta, boa sacada do autor colocar um personagem que foi muito amado pelos pais e tudo mais também, porque é mais comum ver crianças nos livros cuja família não tenha firmeza, então é bom fugir desse padrão às vezes mesmo. Enfim, não é meu tipo de leitura, mas valeu a dica mesmo assim.
    Beijos,

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa! Se eu quero? Não, preciso! Desde o lançamento estou louca por esse livro, não somente por ser essa edição linda de morrer da Intrínseca, como por ser um thriller, suspense tão comentado! Amo esses gênero e cada novo livro pra mim é maravilhoso! Gostei de saber que a leitura é empolgante e que os pequenos mistérios se juntam pra revelar o mistério maior, e esse final super chocante, quero muito saber! Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Rafa, tudo bem?
    Deixa eu te falar, estou entrando nesse mundo do suspense e tenho que dizer que a cada dia me apaixono pelos livros do genero. Esse é um livro que está na minha lista desde o seu lançamento, mas to meio em duvida se o leio ou não pelo fato de ser bem medrosa, sabe? haha

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  15. Olá, Rafaella!

    Eu sou apaixonada por thrillers, mas confesso que fico com um pé atrás quando envolve crianças. É que os thrillers já mexem muito com as minhas emoções naturalmente... quando têm criança envolvida ou cometendo crimes ou sendo vítimas deles eu fico no chão. Todavia, mesmo assim, O Homem de Giz está na minha lista de futuras leituras. Estou muito curiosa sobre o livro.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oiiii, eu já queria ler esse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha sobre ele... Ao ler a sua resenha, fiquei com uma certeza gigante de que vou gostar, principalmente porque os três pontos que você destacou, mexeram comigo!

    ResponderExcluir
  17. Oi

    Já tinha visto esse livro por ai, mas não me interessei pela história.
    Que bom que você gostou da leitura e representou pontos bem interessantes em que se pensa como você disse em sua resenha!

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, Rafa

    Assim que as resenhas sobre esse livro começaram a sair eu cheguei a comentar em algumas que parecia muito com a história de It. Que bom que no desenrolar ela vai ganhando mais identidade, mas no fim das contas ainda não consegui sentir um interesse genuíno por ele.
    Também acho que nem toda história precisa de um final fechadinho, cabe ao leitor imaginar o que ele quiser depois do direcionamento que o autor dá.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro livros cheios de reviravoltas e que narram passado e presente. Esse livro está nos meus desejados desde que lançou e estou muito mais empolgada para ler depois da sua resenha. A edição parece muito bonita mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Essa leitura está na minha lista de desejados. Adoro suspenses. Gostei da forma como a trama se desenha e os me anima saber que o enredo foi bem construído e surpreendente.
    Por sua resenha certamente vou gostar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafa,
    Eu estou bem curiosa para ler esse livro, pois gosto muito do gênero, fiquei muito contente por saber que o livro mescla a vida como criança e como adulto no narrador, isso me lembrou um pouco It, a Coisa.
    Espero que a oportunidade de ler esse livro surja logo e que ele me agrade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Rafa,
    Já faz um tempinho que venho namorando o homem de giz, mas confesso que ainda não tinha oficializado ele na lista de desejados, mas gostei da sua resenha, era o que precisava para decidir.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  23. Oi tudo bem?
    Também achei a premissa similar com a do it, mas só o fato de não ter palhaços já me conquistou mais que o livro do KIng rsrsrs Apesar de ter o livro aqui ainda não dei inicio a leitura, mas pretendo ler em breve.
    bjos

    ResponderExcluir
  24. Eu já estava bem apaixonada pela arte gráfica do livor, mas saber que seu conteúdo é excelente, me deixou ainda mais empolgada. Vou comprar e tenho certeza que a leitura será ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    Adoreeei seu post! A edição está lindíssima mesmo, capa dura, lindo! E eu não sabia que o enredo envolvia esse mistério todo! Amei 💖

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita!