Uma breve história da Literatura

             De Homero ao e-book.
     A literatura – formada pela tríade narrativa, lírica e drama – é a um só tempo forma de expressão e arte; fruto de sua época e de gênios individuais; testemunho de momentos históricos e devaneio fantástico. Na literatura, tudo é possível: sereias, vampiros, um narrador morto ou um personagem que rejuvenesce à medida que o tempo passa. É, em última análise, a mente humana no auge de seu talento para expressar e interpretar o mundo ao nosso redor.
Neste livro genial, o britânico John Sutherland aceitou o quase insano desafio de abordar, num volume curto e acessível, todo o espectro temporal da literatura, desde os tempos da mitologia transmitida de forma oral até os dias de hoje. E – sorte nossa! – a tarefa é desempenhada primorosamente.
     O autor segue (mais ou menos) cronologicamente não só os principais nomes e acontecimentos da literatura de língua inglesa, mas também da literatura universal. Assim, saímos das epopeias para em seguida passar pela tragédia na Grécia antiga, as formas literárias medievais, o advento da imprensa com Gutenberg, o teatro elisabetano e Shakespeare, por obras que prenunciavam o romance (Decameron, Gargântua e Pantagruel, Dom Quixote), a formação de um público leitor feminino que revolucionaria o mercado; a invenção dos direitos autorais; a literatura do século XX, com a experiência radical de duas guerras mundiais e seus reflexos (Woolf, Joyce, Kafka, Eliot; Beckett e o teatro do absurdo); o realismo mágico; as histórias em quadrinhos e a graphic novel.
     Sutherland não larga a pena ao chegar no século XX; trata de autores contemporâneos experimentais, do mercado editorial de hoje e suas premiações, de gêneros surgidos via internet, como a fanfiction, e dos caminhos que a literatura ainda poderá trilhar.
     Ao contrário do que se poderia esperar, Uma breve história da literatura é isento de dogmatismos: o autor não decreta o que o leitor deve ler; antes, mostra-se um entusiasta de que a literatura, esta multifacetada criação do gênio humano, seguirá – na forma, no gênero e no suporte que for – enriquecendo nossas breves existências.


Título: Uma breve história da Literatura
Autor: John Sutherland
Ano: 2017
Editora: L&PM
Número de páginas: 312
Compre: LPMAmazon



     Olá gente bonita, como andam vocês por aí? Está dando para suportar esse calorão???Hoje vim trazer a minha opinião sobre um livro um pouquinho diferente. Nessa obra o autor pretende fazer um breve relato sobre a história da literatura, mas como vocês já devem ter imaginado, seria praticamente uma missão impossível fazer isso em um livro de 300 páginas, logo o que temos é um recorte da Literatura focada essencialmente na literatura inglesa, com breves espaços para alguns gênios da literatura mundial, como Homero por exemplo.
    O livro é todo escrito em uma linguagem simples e bem direta, o autor não faz muitos rodeios e conta de forma breve sobre alguns períodos da Literatura, citando alguns livros clássicos e alguns autores conhecidos mundialmente e outros nem tanto. O livro é basicamente focado nos cânones, e para quem não é da área dá um embasamento bem legal para uma melhor apreciação de diversos livros, porém não espere nenhum aprofundamento ta?
     O livro inicia falando sobre a definição de literatura, mito, épica e tragédia, ou seja, faz um panorama sobre a Antiguidade Clássica, depois perpassa por assuntos como a obra de Shakespeare, os metafísicos, os revolucionários românticos, os poetas da guerra e os modernistas de 1922. O autor também traz alguns capítulos sobre alguns temas mais interessantes e atuais, como censura, racismo, cinema, best-sellers, livros digitais e alguns autores premiados.
     O autor John Sutherland é especialista em ficção vitoriana, literatura do século XX e na história da publicação, é professor da Universidade de Londres e já publicou dezoito livros, a maioria de crítica literária e biografias, logo com um autor com tamanho conhecimento, o livro mesmo sendo breve, nos encaminha pela Literatura nos dando um panorama básico sobre o assunto.
     Resumindo, a leitura desse livro não vai te trazer nenhum conhecimento aprofundado sobre a Literatura, porém para mim, que estou iniciando no estudo e no caminho dos livros, essa foi uma leitura super válida, pois me colocou dentro do panorama e me deu um conhecimento geral sobre como todos os movimentos literários e grandes escritores estão interligados. 
     Você já conhecia esse livro? Ficou interessada na proposta? Aguardo o retorno de vocês, e principalmente aguardo para saber a opinião de quem já leu. Beijos, beijos e até semana que vem com a resenha de Drácula...