Espetando o coração com uma agulha

"Espetando o coração com uma agulha" é uma coletânea de poemas do poeta Ramai, escritos entre o outono e o inverno de 2018. Na obra, Ramai aborda temas delicados como a solidão e a tristeza enquanto expõe o seu lado mais humano e sensível com poemas curtos e intensos.













Título: Espetando o coração com uma agulha
Autor: Ramai
Ano: 2018
Editora: independente
Compre: Loja do autor


Sobre o autor: Ramai é um escritor e poeta Paraibano. Escreveu seus primeiros versos ainda menino, na escadaria da escola pública da sua cidade natal, e logo aos 19 lançou-se na poesia com seu primeiro livro, "Espetando o coração com uma agulha", que dominou a internet com seus versos curtos e intensos.








Resenha: Depois de um tempo lendo um poema por dia, finalmente acabei o livro do meu colega de curso Ramai, espetando o coração com uma agulha. Livro de produção independente lançado no ano de 2018 com 67 poemas ou “agulhas” no coração do leitor.


O livro começa com uma dedicatória genial, particularmente amei forte pois é algo inesperado, porém, é um ambiente comum a quem vive da escrita. Outro detalhe que achei belíssimo é arte da capa algo simples e profundo que retrata bem o titulo do livro. Ainda sobre o titulo do livro, tive a sensação que não foi atoa esse título, pois sentir que cada poema soou no coração como uma agulha.
Os poemas que compõem o livro são numerados, ou seja, nenhum poema possui um titulo são apenas o número e o poema na composição de cada página. Na sua maioria os poemas possuem ou são oriundos do que aparenta ser um termino de relacionamento, são pedaços do coração do eu lírico metamorfoseados em escritos que explicitam uma dor que se torna sensível ao leitor.


Durante a leitura demorada e nostálgica do livro sentir diversos sentimentos, como dor, agonia e frustração, são sentimentos que vão entrando de forma a espetar o coração. A escrita do Ramai não é um balaio de palavras difíceis para descrever sentimentos difíceis, mas são palavras claras, simples e verdadeiras que vão no coração como uma verdadeira agulha entrando a cada poema lido. A experiência de ter lido espetando  o coração com uma agulha foi de uma agonia  sem fim, porém, prazerosa pois sentir o real sentimento de cada palavra escrita naquelas páginas amarelas, Ramai é um escritor jovem porém com sentimentos de um velho escritor, poderia nomear diversos adjetivos para Ramai, porém só tem dois que nomeiam em sua essência: nostálgico e triste.