A Devolvida

Sinopse: Considerado um dos grandes romances da Itália, onde vendeu mais de 250 mil exemplares, com direitos negociados para mais de 25 países, e adaptações no teatro e no cinema, a autora Donatella Di Pietrantonio traz uma história sensível e emocionante. Aos 13 anos, uma garota é levada do lar abastado onde vive para uma casa estranha e com pessoas que dizem ser seus pais e irmãos. Na pequena cidade italiana todos conhecem sua história: ela é a criança que os pais naturais, pobres e de família numerosa, “deram” a um parente que não podia ter filhos e que este a devolveu quando a menina frequentava o ensino médio, não por maldade, mas porque a vida pode ser mais complexa do que imaginamos e nos força a fazer escolhas dolorosas. Ela era a devolvida. Sentia-se como uma estrangeira na nova casa e, desde então, a palavra “mãe” travara em sua garganta. Privada até de um adeus por aqueles que sempre acreditou serem seus pais, ela se vê incrédula ao enfrentar o sofrimento de ser abandonada novamente de forma repentina. “Minha vida anterior me distinguiu, me isolou na nova família. Quando voltei, falava outra língua e não sabia mais a quem pertencia”. Forçada a crescer para reintegrar-se ao seu núcleo original, ela vive uma sensação de subtração, de gente esvaziada de significado, e nos ensina em meio à dor como encontrar sentido quando tudo parece desmoronar.

Título:  A Devolvida
Autor: Donatella Di Pietrantonio
Ano: 2019
Editora: Faro Editorial
Número de páginas: 160
CompreAmazonSaraiva

Crítica: Boa tarde Marujos, então última resenha do ano, hoje temos um livro que me deixou sem palavras, belo e angustiante, “A Devolvida”, livro cedido pela nossa editora parceira Faro Editorial, me deixou completamente perdida para escrever essa resenha.

Juro que não sei por onde começar e muito menos o que falar com vocês sem dar um grande Spoiller, mas estou tentando. O livro conta a história da “a devolvida” uma garota que com seus 13 anos que tem uma grande revelação na sua vida e a vê mudada de uma hora pra outra.

Após perceber que sua mãe adoeceu a mesma descobre que na verdade Adalgisa a mulher que a criou como mãe durante seus 13 anos é sua tia distante e que agora sua família biológica a pediu de volta.

Sua família biológica é bem pobre, passa problemas financeiros e dificuldades para alimentar todos os filhos, no caso 5 e agora “a devolvida” se torna mais uma boca para alimentar. Assim a mesma percebe que não foi solicitada a sua volta, e sim que sua mãe adotiva a devolveu, como uma imposição para sua antiga família.

Apesar de todos os problemas, uma família sem estrutura nenhuma, e com a mãe olhando por ela de longe, percebemos que a garota consegue crescer e se estruturar, apesar de tudo. E infelizmente não mantem contato com a mãe adotiva, o que deixa a personagem sempre muito angustiada, pois ela não sabe o que ocorreu de verdade.

E assim a história se carrega, no dia a dia, nas dificuldades e nos caminhos da garota. No final vamos descobrir o porquê de tudo que ocorreu e dá uma raiva, vocês não imaginam. Mas apesar das dificuldade, a história é muito bela, sinônimo de força e de como apesar do sofrimento ainda encontramos muito amor.

Livro super recomendado e pronto pra te desestabilizar, leiam.

Bjus, até a próxima.