Coração de poeta, em prosa e verso


Autor da letra do hino do estado do Rio de Janeiro e patrono da cadeira 42 da Academia Fluminense de Letras, Antônio José Soares de Souza Júnior foi um dos escritores brasileiros mais aplaudidos no século XIX. Atuou com sucesso em todos os ramos da literatura. Abolicionista e republicano, o escritor, jornalista, engenheiro, tradutor e funcionário público Soares de Souza Júnior defendeu o respeito aos direitos humanos em todas as dimensões, por meio de uma vasta obra literária composta por reportagens, crônicas, contos, poesias, romances-folhetins, traduções, dramas e comédias teatrais.Com o objetivo de demonstrar a sua importância literária e de começar a resgatar o seu legado, Coração de Poeta, em prosa e verso é a primeira obra já escrita especificamente sobre ele, com informações biográficas, recortes de jornais e transcrições de críticas da época (primeira parte), além de uma pequena antologia de poesias (segunda parte) e de contos (terceira parte).

Título: Coração de poeta em prosa e verso
Autor: Marcos Mônaco
Ano: 2018
Editora: Lura editorial
Número de páginas: 256



     Olá gente bonita, hoje estou aqui para trazer para vocês uma resenha de um livro da nossa parceira lura editorial. Eu solicitei esse livro, primeiro por ser uma biografia, e eu amo biografias, e segundo por se tratar de um livro misto. Mas como assim um livro misto????? Na primeira parte do livro o autor, Marcos São Mateus Mônaco, se dedicou a fazer uma relato sobre a vida do escritor Soares de Souza Júnior e todas as suas peças teatrais e recortes de jornais e transcrições de criticas que ele conseguiu encontrar durante sua pesquisa, na segunda e terceira partes, ele traz, respectivamente, uma coletânea de poesias e de contos escritas por Soares.
     Então, primeiro vou falar um pouco sobre o autor do livro,  Marcos Mônaco nasceu em Ilhéus/BA -minha terrinha amada - e é graduado em Administração pela UFBA e pós-graduado em Responsabilidade Social Empresarial pela Universidade de Alcalá de Henares na Espanha e MBA em Gestão do Comércio Internacional pela UNIFACS. Hoje em dia ele é servidor público do Tribunal Regional do Trabalho. Marcos então de forma super interessante, se depara com o nome de Antônio José Soares de Souza Junior e começa então a pesquisar sobre a sua vida, e a medida que ia se aprofundando, mais tinha vontade de conhecer e de resgatar sua importância literária e seu legado para o Brasil.
   Antonio José de Soares Junior foi engenheiro, poeta, teatrólogo, jornalista, educador, político, autor do hino oficial do Estado do Rio de Janeiro, e patrono da cadeira 42 da Academia Fluminense de Letras, um homem cuja a retidão de caráter era muito conhecida, sendo um dos dramaturgos mais aplaudidos no Brasil do século XIX, ele faleceu aos 42 anos de idade de tisica.

" Soares de Souza Júnior foi um incansável lutador pelos direitos humanos, defendendo as ideias de liberdade, em diferentes níveis. Abolicionista e Republicano convicto, utilizou sua obra literária em busca desses ideais.  Defendeu a liberdade de um povo brutalmente escravizado, defendeu a independência política e econômica para o seu país, defendeu a dignidade dos excluídos da sociedade, exigiu lisura da classe política no trato da coisa pública."

  Sobre a segunda parte, vou fazer um comentário superficial, até porque não tenho o hábito de ler poesias, elas não mexem muito comigo, portanto não tenho o conhecimento para entrar em detalhes. Sua antologia é composta de diversos poemas, a grande maioria envolvendo problemas sociais como racismo e escravidão. Vou colocar um trecho do poema "Sobre o 7 de setembro", que achei interessante e acabou se tornando o meu favorito:

"Brava gente, então, que é isso?  /  Não cantais mais nada, nada  /  Não caís mais no serviço  /  Da saudosa patriotada?  // Pois então, em fogo ardente,  /  Não cantais a mãe "gentil"?  /  Já por solta, ó brava gente,  /   Não morremos pelo Brasil?  //  ..."

   Na terceira parte, encontramos alguns contos sensacionais, e outros nem tanto, mas o que mais me admira em Soares Júnior é a capacidade de fazer críticas sociais de forma tão leve e engraçada, na primeira parte conhecemos o tema de algumas de suas peças, sempre voltadas para a crítica de forma mais cômica, e nos contos não é diferente. O conto "Quem tudo quer... tudo perde!" Me rendeu algumas risadas e achei super interessante. E aqui vai um trechinho desse conto para deixar vocês com um gostinho que quero mais:

"Como a escrituração de seu coração e por partidas dobradas, nos vamos procurar quem a faça por partidas simples.  Temos muito medo de complicações nesses negócios."

    Então, resumindo, eu achei super interessante a leitura desse livro, o Marcos Mônaco soube organizar toda a sua pesquisa de forma bem didática com fotos de jornais da época, o que tornou a leitura bem lúdica, além de trazer muito conhecimento agregado. Só nos resta agora agradecer por todo o seu trabalho e por não ter deixado o nome desse escritor nacional, que merece ser conhecido por todos e que carrega junto de si toda a história do Brasil no século XIX, terminar no esquecimento. 
    Leitura super recomendada para quem procura um pouco mais de conhecimento sobre a nossa literatura nacional e de como nossa história foi construída.
     Beijos e até a próxima...