Minha vida com Boris

SINOPSE: Thays Martinez narra as aventuras que viveu com seu primeiro cão-guia nos dez anos em que estiveram juntos  - desde as dificuldades no treinamento, a primeira viagem de avião juntos, a popularidade após o incidente no metrô, as amizades que criaram, as situações engraçadas, até o triste momento da despedidade -, fazendo deste relato uma obra ao mesmo tempo terna e combativa, comovente e inspiradora.
Afinal, mais do que guiar Thays para a sua independência e autonomia, Boris a inspirou a realizar a inclusão social de pessoas com deficiência visual em todo o Brasil.

Título: Minha vida com Boris
Autora: Thays Martinez
Editora: Globo
Ano: 2011
Pág.: 142
ISBN: 978-85-250-4837-0


Oi gente! 

O livro que eu trago hoje é não-ficção. Conta a história do Boris, um cão labrador que protagonizou uma vitória para a inclusão de pessoas cegas no Brasil. O livro é narrado por Thays Martinez, que ficou cega aos quatro anos de idade. A escrita da autora nos permite conhecer muito da experiência que é ser deficiente, especialmente no Brasil. 

Sua saga começa quando decide lutar pelo direito de ter um cão-guia. Eu não sabia, mas a população cega é muito limitada deste recurso. No Brasil há pouquíssimas instituições que abraçam esta causa. Thays embarca para os EUA para treinar e trazer seu primeiro cão-guia: Boris. 

A história de amor entre Boris e Thays foi além da instrumentalização a qual um cão-guia se oferece para o cego. Eles viraram cúmplices de vida. Literalmente, Boris era os olhos de Thays. Através do cão-guia, o cego ganha uma autonomia incomparável para a execução de todas as tarefas do dia a dia. O animal é treinado para reconhecer lugares, calcular rotas, identificar obstáculos, etc. E, além de tudo isso, é um ser muito inteligente e carinhoso. Com a leitura do livro, é impossível não se apaixonar pelo cão e toda a sua identidade única. 

A questão é que o livro vai muito além disso. Ele nos apresenta um incidente que mudou a história de todos os cegos e seus respectivos cães-guias. Thays nos conta como conseguiu na justiça o seu direito de ir e vir: o Metrô de São Paulo proibia a presença do cão em suas estações e trens, impossibilitando Thays de transitar livremente da melhor maneira que lhe convinha. Vale ressaltar que Thays Martinez é uma profissional de sucesso. Advogada, concursada, exercendo importantíssimos cargos de chefia em diversas instituições públicas do país. Sua luta foi amplamente divulgada pela imprensa e seu nome, ao lado de Boris, viraram símbolo de uma vitória. 

Se você acha que o livro parou por aí, você se enganou. Depois de inúmeras conquistas ao lado de seu amado Boris, Thays nos apresenta outra realidade de quem vive com um cão-guia: a aposentadoria. O animal não vive pra sempre e é chegada a hora em que o adeus é inevitável. Spoiler de cenas emocionantes! Prepare o lencinho!

Minha vida com Boris é uma livro que te tira da sua zona de conforto, que te faz experimentar como seria viver sem seus olhos no coração da cidade mais populosa do país. Thays Martinez é um grande nome da luta pela inclusão cega no Brasil e seu primeiro livro é um convite para abraçar essa causa. Li e recomendo! 

Beijos, Guto Cruz