A amiga genial


Sinopse: "A Série Napolitana, formada por quatro romances, conta a história de duas amigas ao longo de suas vidas. O primeiro, A amiga genial, é narrado por Elena Greco e cobre da infância aos 16 anos. As meninas se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950. Elena, a menina mais inteligente da turma, tem sua vida transformada quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal comportada e selvagem, se torna o centro das atenções. Essa menina, tão diferente de Elena, exerce uma atração irresistível sobre ela.     As duas se unem, competem, brigam, fazem planos. Em um bairro marcado pela violência, pelos gritos e agressões dos adultos e pelo medo constante, as meninas sonham com um futuro melhor. Ir embora, conhecer o mundo, escrever livros. Os estudos parecem a melhor opção para que as duas não terminem como suas mães entristecidas pela pobreza, cansadas, cheias de filhos. No entanto, quando as duas terminam a quinta série, a família Greco decide apoiar os estudos de Elena, enquanto os Cerrulo não investem na educação de Raffaella. As duas seguem caminhos diferentes.     Mais que um romance sobre a intensidade e complexa dinâmica da amizade feminina, Ferrante aborda as mudanças na Itália no pós-guerra e as transformações pelas quais as vidas das mulheres passaram durante a segunda metade do século XX. Sua prosa clara e fluída evoca o sentimento de descoberta que povoa a infância e cria uma tensão que captura o leitor."
Título: A amiga Genial
Autor: Elena Ferrante
Ano: 2015
Editora: Biblioteca Azul
Número de páginas: 336

     Olá gente linda!!!! Hoje venho aqui trazer uma resenha de um livro que me arrebatou, e é mais uma leitura da série: porquê demorei tanto para ler? Como alguns de vocês já devem saber Elena Ferrante é um pseudônimo de uma autora que pretende continuar anônima, pois, segundo entrevistas cedidas a alguns jornalistas por e-mail, ela prefere que suas histórias sejam conhecidas pelo próprio valor e não pela imagem dela. Porém, isso acabou se saindo um bom jogo de marketing não acham? A única informação que temos sobre ela (ou será ele?) é que nasceu em Nápoles.
     A amiga genial é o primeiro livro da série Napolitana, que é composta de quatro livros. Esse primeiro livro narrado por Elena Greco (Lenu), que não é a protagonista, mas sim, a narradora, se inicia quando Elena recebe a ligação do filho de Raffaella Cerullo (Lila), para falar que a mãe está desaparecida, ela fugiu sem deixar rastros. Então, para contrariar a amiga, que sempre teve vontade de sumir, ela decide então narrar a história delas, e dessa forma comprovar que a amiga existe.
    Nesse livro então, Lenu narra a infância e a adolescência das duas, e sobre o início dessa amizade baseada em inveja e amor, quase uma adoração por parte da Lenu. Lila era uma garota surpreendente, super inteligente e sagaz, sempre tirava as maiores notas da sala e vencia todos os campeonatos de perguntas do colégio, ganhava inclusive de todos os meninos, o que era uma afronta para a sociedade da época. Lenu, apesar de ser incrivelmente inteligente, nunca conseguia alcançar os patamares da amiga, e vivia sempre a sua sombra, em alguns momentos ficava feliz por ser amiga da menina mais inteligente, em outros se consumia de inveja por nunca conseguir se igualar a ela.

"Logo precisei admitir que as coisas que eu fazia sozinha não eram capazes de disparar meu coração, só aquilo que Lila tocava se tornava importante. Se ela se distanciava, se sua voz se afastava das coisas, estas se cobriam de manchas, de poeira. A escola média, o latim, os professores, os livros, a língua dos livros me pareciam definitivamente menos sugestivos que o acabamento de um sapato, e isso me deprimiu."

     Lila era uma garota diferente, gostava de viver nos limites do tolerável pela sociedade, isso em uma Itália na década de 50, pós segunda guerra mundial,  onde as mulheres eram submissas e dedicadas apenas aos trabalhos de casa, sendo constantemente controladas através da violência.Porém, foi Elena, diferentemente dos padrões da época, que consegue seguir seus estudos e concluir o ginásio e o liceu, Lila é impedida de estudar e obrigada a trabalhar em casa e ajudar sua mãe até encontrar um "bom partido" para se casar.
     Apesar de seguirem caminhos diferentes as garotas tentam durante toda a infância e adolescência bolar planos para ganharem muito dinheiro e conseguirem sair daquela vizinhança pobre. Porém, a oportunidade de estudo apenas para Lenu se torna um motivo constante de discórdia entre as garotas, pois a capacidade de Lila supera e muito a de Elena, e elas começam uma competição velada onde Lila mesmo sem a oportunidade de fazer o ginásio, mantem seus estudos de forma independente e esgota a biblioteca do colégio do bairro.

"Não tenho saudade de nossa infância cheia de violência. Acontecia-nos de tudo, dentro e fora de casa, todos os dias, mas não me lembro de jamais ter pensado que a vida que nos coubera fosse particularmente ruim. A vida era assim e ponto final, crescíamos com a obrigação de torná-la difícil aos outros antes que os outros a tornassem difícil para nós."

     Ao ver sua oportunidade de enriquecer pelos estudos ou pela escrita desaparecerem, Lila envereda-se em outro ramo, ela começa então a fazer desenhos de sapatos baseados em fotos que se viam em revistas. porém diferente de tudo que já se conhecia na época. Ela então começa a introduzir no irmão a vontade de enriquecer e de criar uma marca de sapatos próprias, e é a partir daí que Lila começa a causar um estrago na vida do irmão, mas, daqui em diante, só você lendo para saber....
    O livro retrata de muitos temas importantes e a escrita da autora é surpreendentemente envolvente, ela fala com muita naturalidade sobre empoderamento feminino, luta de classes, desigualdade social, crimes, violência e ascensão social. E para ficar ainda melhor já está confirmada uma série televisiva pela HBO em 2018. Agora, só aguardar a resenha do próximo volume que logo logo vou trazer para vocês.
     Beijos e obrigada por ler até aqui e sempre conferir a minha opinião...