Afroqueer existência: dor, luta, amor

Sinopse: "afroqueer existência: dor, luta, amor" é uma produção literária poética de vivências negras LGBT sobre experiência da diáspora africana no Brasil e da dissidência sexual em reflexão, (auto)crítica, (re)criação literária e atuação política em relação a essas temáticas entrelaçadas. O livro conta com prefácio de Tatiana Nascimento, doutora em tradução e poeta brasiliense, bem como posfácio de Wanderson Flor do Nascimento, professor de Filosofia da UnB e militante negro. Além dessas maravilhosas contribuições acadêmicas/reflexivas sobre a obra, o(a) leitor(a) conta ainda com uma playlist recitada/cantada pelo autor que pode ser acessada pelos QR Codes dispostos em cada poema.

Título: Afroqueer existência: dor luta amor
Autor: Pedro Ivo
Ano: 2018
EditoraPadê Editorial
Número de páginas: 99
CompreAmazon

Crítica: Oi, pessoas! Essa é minha primeira resenha de um livro, e um livro maravilhosamente político e reflexivo do autor parceiro Pedro Ivo.

O Livro é uma antologia poética composta por trinta e seis poemas onde o autor traz uma reflexão sobre as suas experiências de vivência negra e LGBT. Pedro  Ivo adota o conceito de afroqueer no livro conceito que o mesmo retirou de sua militância dentro do movimento  LBGT, um conceito  que traz consigo uma noção de “autoidentificação de dor, luta e amor” que contrapõe os padrões impostos pela branquitude e pela heterossexualidade imposta na sociedade.

O livro começa com um prisma bem amplo pois os primeiros poemas remetes a vários elementos da diáspora negra no Brasil, com referências ao Iorubá como marca da língua na escrita e menção aos orixás, esse prisma mais amplo mostra a primeira identidade do Pedro Ivo, a identidade de negro, e o mesmo usa esse espaço para se reafirmar com essa identidade.

Seguindo o livro passamos para um prisma mais especifico que justamente com questões mais pessoais, agora como homossexual, vemos nos poemas esse grito de resistência, luta e acima de tudo de amor por sua identidade como homossexual. Mas a frente no seu livro o Pedro Ivo, faz críticas internas diretas ao movimento LGBT, pois o mesmo mostra como o movimento está absorvendo esse padrão de branquitude, e mas uma vez ele ressalta sua voz como resistência. Os dois últimos poemas do livro trazem consigo uma carga significativa bem forte pois o Pedro Ivo mostra como dentro do movimento LGBT tem espaço para todos os padrões, inclusive para as bixas pretas.


O Pedro Ivo utiliza o espaço literário para se reafirmar as suas posições políticas, e ele constrói poemas com uma maestria de nos envolver em suas experiências e consegue desenvolver em nós uma empatia pelas suas lutas. Em sua obra, o Pedro se consagra como um militante e como um poeta que luta pelo seu espaço dentro de uma sociedade tão malvada e padronizada.

Abraços <3 



10 comentários:

  1. Que iniciativa bacana! Também acho que a literatura é uma ótima maneira de expressar ideias e levar mensagens tão importantes! Adorei conhecer o blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Muito bacana você trazer o livro para o blog e mostrar que com literatura pode dar voz a todos.

    ResponderExcluir
  3. UAU!! Esses dias mesmo estava conversando com meu amigo sobre a importancia de escrever livros sobre lutas, emponderamento. Imagino que deve ser lindos os poemas LGBT, parabéns ao Pedro Ivo pela iniciativa.
    Bjo grande cara!!

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Não conhecia o livro, e muito menos o autor, mas infelizmente não é meu gênero literário, mas irei indicar ele para uma amiga, ela com certeza irá aproveitar muito a leitura dessa obra, que parece ser muito interessante!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá, por mais que o livro me pareça interessante ele não me atrai pois são poemas e eu não gosto de poemas, eu posso essa dica dessa vez

    ResponderExcluir
  6. Olha, não conhecia a obra, mas fiquei muito feliz de conhecer ela aqui!
    Adorei a temática e estou muito curiosa em ler e conhecer um pouquinho do Pedro Ivo.

    Obrigado pela dica!!!

    Beijinhos!!

    #Ana Souza
    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
  7. Oiii, achei o livro extremamente interessante, com certeza consegue trazer a visão de quem vivência as situações e nos traz a reflexão sobre cada uma delas. Adorei a resenha e a oportunidade de conhecer este livro! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Parece um ótimo livro e eu gostaria de poder lê-lo. Gosto desse tipo de obra, escrita em cima de experiências reais e ainda com críticas sociais e políticas, é muito bom para conhecermos novas realidades.

    ResponderExcluir
  9. Olá José,
    Eu tenho problemas com poesias, sinto que não consigo compreendê-las, então, estou sempre passando os livros desse gênero, mas eu confesso que gostei muito do que você disse sobre esse livro e sobre o autor reafirmar sua posição política. E acho que será um livro que vai me agradar. Obrigada por abrir meus olhos sobre isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Poesia não é algo que me agrada, tenho certo receio. Mas não custa dar uma chance né? Arrasou na resenha parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita!