A sutil arte de ligar o f*da-se









Esqueça tudo o que você já leu sobre desenvolvimento pessoal e abra sua mente para uma arte totalmente libertadora.






Título: A sutil arte de ligar o foda-se
Autor: Mark Manson
Ano:  2017
Editora: Intrinseca
Nº de páginas: 224

Só pelo título convidativo a gente já sente a provocação do autor. Certo? Pois é! Neste livro, o autor constrói uma mensagem muito bacana e acessível pois é jovem e usa a língua de forma contemporânea, com expressões do nosso tempo e da nossa juventude, nos fazendo sentir representados na lista dos best sellers. Essa inovação da linguagem e do pensamento é muito característica desta geração. 

Como o livro é de desenvolvimento pessoal, ele sempre usa muitos exemplos para explicar suas teorias. Mas, é legal que ele usa seus exemplos pessoais: os sucessos e fracassos da sua própria vida para ilustrar seus conselhos. 

A mensagem principal do livro é uma mensagem pessimista, se comparada aos outros livros de autoajuda que encontramos por aí. Há muitos livros que colocam nossa existência humana num altar, dizendo que devemos nos valorizar, etc. E ele não. Faz justamente o contrário. Ele dá uns tapinhas na nossa cara e nos faz acordar para a realidade de que somos um em bilhões e que se quisermos nos destacar, devemos ligar o foda-se para muita coisa: esqueça o que a tua família espera de você; deixe pra lá o que teus amigos se tornaram; não ceda às pressões sociais; e vá atrás daquilo que tu quiseres e do jeito que tu quiseres pois sua vida é uma só, não volta atrás e, acredite, ela acabará.

Esta agradável e simples leitura nos coloca diante de nós mesmos e nos prende. Embora o autor seja um pouco repetitivo em alguns pontos, talvez seja necessário para que a mensagem se reafirme. 

Um livro de mano pra mano que te sacode e te motiva a esquecer seus medos e inseguranças. Li e foda-se! Ops, recomendo!

Boa leitura! 
Beijos, Guto