Autoras Parceiras: Patrícia Baikal e Luisa Bérard


E continuamos com nossas parcerias maravilhosas, hoje com duas Mulheres que são uma graça, além de escritoras maravilhosas.


Luisa Bérard: A escritora alagoana Luisa Bérard, radicada em Recife, é um nome promissor na produção de romances históricos no Brasil. Seu primeiro romance, "Nas montanhas do Marrocos", revela um talento nato da autora na construção de personagens e tramas marcantes. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, exerceu a advocacia por muitos anos e atualmente dedica-se ao seu projeto literário. A partir de abril de 2018, passou a integrar a Academia Maceioense de Letras.









Ambientado entre as majestosas cordilheiras marroquinas e no esplendor da Inglaterra vitoriana no século XIX, o romance “Nas montanhas do Marrocos”, que marca a estreia da escritora Luisa Bérard no ambiente literário, é um dos títulos que vem protagonizando destaque nas livrarias. Lançada no último mês de outubro, durante a Bienal do Livro de Pernambuco, a obra de 564 páginas está ancorada no gênero de romance épico e entrega características sólidas do ambiente criativo de Bérard: narrativas precisas e enredos sofisticadamente construídos.Resultado de uma copiosa pesquisa de quase sete anos, “Nas montanhas do Marrocos” carimba o passaporte do leitor para o Marrocos e a Inglaterra do século XIX para contar a história da tão bela quanto impetuosa lady Katherine Hartington. A narrativa construída em torno da jovem protagonista apresenta as relações familiares e a suntuosidade da época vitoriana, descrevendo o estilo de vida da aristocracia inglesa e os obstáculos sociais impostos às mulheres. Nesse contexto sobressai a figura da poderosa duquesa de Melbourne, que não se amolda a esse papel socialmente pré-estabelecido e transmite à sobrinha seus conhecimentos sobre o instigante mundo dos negócios, potencializando o seu natural desejo de liberdade.“O livro ‘Nas montanhas do Marrocos’ é um romance escrito no melhor estilo de obras do gênero, aclamadas pelos públicos nacional e internacional”, conta Bérard, que com criatividade e originalidade, reuniu na dose certa de grandes best-sellers, personagens memoráveis, sedução, paixão, conflitos e intrigas, demonstrando com sua ágil narrativa e criteriosa pesquisa histórica o quanto pode ser ilusória e vazia a liberdade sem amor.



Patrícia Baikal: Nascida em Campo Grande, foi criada em Uberlândia e mora em Brasília. Escritora, blogueira e graduada em Direito. Do signo de aquário. "Mariposa" foi o seu primeiro livro, publicado em 2015. Recentemente, em 2017, lançou "Mulher com brânquias". Ambos são livros lançados de forma independente.




A ideia central do livro está baseada em duas frentes: a criação de uma mulher-monstro (fantasia) e o enfrentamento com um passado familiar com grande influência no presente da protagonista (realidade). Essas duas premissas misturam o real com o imaginário, criando cenas em que esses elementos se confundem e se conectam. A protagonista, Rita, passa por processos de autodescoberta que a forçam a mudar suas crenças. Por essa razão, a figura do peixe foi a escolhida para representá-la, considerando que, em muitas sociedades, o peixe significa renovação e acesso às zonas profundas do nosso inconsciente. Esse simbolismo permeia toda a história. A transformação da Rita em um monstro é principalmente uma metáfora às transformações pelas quais todos passam, físicas e psíquicas. E essas transformações ocorrem, geralmente, quando os medos mais profundos são enfrentados. As escamas e as brânquias representam a necessidade de adaptação aos novos ambientes e situações inesperados. Quando se consegue a adaptação, o resultado pode ser fascinante, abrindo várias possibilidades para o crescimento. Além disso, simbolizam um questionamento sobre a aceitação do próprio corpo. Às vezes, as pessoas se sentem feias e fora do padrão por serem diferentes da maioria, mas aquilo que as torna bonitas é exatamente o que as faz diferentes. São exploradas as heranças comportamentais entre gerações (simbolizadas pelas Odas), o medo da morte, o poder dos nossos pensamentos, a dificuldade de autoaceitação. Em relação às Odas, personagens importantes no enredo, elas possuem o mesmo nome e o mesmo destino. Representam gerações de mulheres de uma mesma família. São muito parecidas entre si em vários sentidos, como muitos de nós somos em relação aos nossos ancentrais, ainda que não sejamos conscientes sobre isso. A busca de Rita por essa identidade familiar das Odas abre caminhos para a protagonista buscar a sua própria identidade. As relações familiares são constantes no livro, principalmente a relação entre Rita, Regina e Elisa, marcada por sororidade em vários momentos.

Espero que tenham gostado da novidade.
Bjus e até a próxima.

36 comentários:

  1. Parabéns pelas parcerias.. Já ouvi falar dos dois livros e tenho vistos bons comentários que me deixaram até curiosa.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa,amei esse livro.Onde encontro? Vou adicionar a minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem parabéns pelas parcerias, eu quero muito ler esse livros 'nas montanhas do marrocos' vi muitos elogios sobre ele, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente super parabéns pela parceira, mulheres de talento.
    O livro da Luisa eu já conhecia e vi comentários super positivos sobre ele, já o segundo é novidade e mediante a está sinopse fiquei bem curiosa para conhecer a premissa desse livro, então vou aguardar as resenhas. Sucesso a elas e ao Ancora Literária.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Que bacana essa parceria! Parabéns e sucesso! Conhecia Luisa pelo livro Nas montanhas do Marrocos, que foi muito bem divulgado e de uma beleza incrível da edição, muito caprichado e lindo mesmo! Achei a premissa muito interessante e numa oportunidade, gostaria muito de ler. Já a Patrícia, ainda não tive o prazer de ler, mas adoraria! Fico feliz em saber que nossa literatura têm grandes potenciais!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rafa.
    Adorei as novidades.
    Desejo que essas parcerias rendam ótimos frutos para o blog e para as autoras!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Olá
    eu primeiramente quero lhe parabenizar por mais essa nova parceria com o seu blog, e já estou muito curioso para ver as suas opiniões sobre Mulher com Brânquias, pois li a sinopse não esta com muitos dia e fiquei bem curioso sobre a obra! ate mais vê
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela parceria! Eu tenho visto o rostinho de ambas por ai porque o processo de divulgação delas está fortissimo, seja com booktubers quanto com blogueiros, fico feliz demais com isso e espero que ambas recebam o retorno que merecem.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela parceria. Pelo que percebi são autoras bem renomadas e de muito talento.
    Gostei das obras, principalmente da premissa de "Mulher com brânquias". Parece ser um livro bem interessante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafa! Parabéns pelas parcerias, espero que lhe proporcionem ótimas leituras! Ainda não conhecia as duas autoras, mas gostei bastante das sinopses que você mencionou. Vou aguardar resenhas de suas obras.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Adoro conhecer novas autoras nacionais, a cada dia tenho mais títulos aqui em casa para ler #EuLeioNacionais
    Já ouvi falar no livro 'Mulher com Branquias' mas o outro título só conheci agora. Enfim fico no aguardo da sua opinião mais detalhada. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Parabéns pelas parcerias. Tenho grande curiosidade com as duas obras, por isso ficarei de olho aqui para quando sair as resenhas. Sucesso e que colha bons frutos!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Duas escritoras advogadas, que legal! haha Não conhecia a Luisa, mas da Baikal já li "Mulher com Brânquias", aliás, que livro controverso pra mim, menina! Até hoje não sei exatamente como me sentir em relação a ele, penso até em refazer a leitura para organizar melhor minhas ideias sobre a história. Sucesso com as novas parcerias!

    http://anneandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Parabéns pelas parcerias! Que renda bons frutos para ambas as partes. Não as conhecia a fiquei feliz por conhecer mais autoras nacionais!
    Sobre as obras, fiquei com vontade de ler, principalmente Nas montanhas do Marrocos, achei a capa linda demais!
    Com certeza anotei as dicas! Sucesso para as autoras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Parabéns pelas parcerias!
    Eu já li uma resenha sobre o nas montanhas do Marrocos e parece ser um livro muito bom, já está na minha lista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Parabéns pela parceria. Não conhecia essas autoras e gostei das premissas.
    Espero conhecer mais das suas impressões sobre essas obras em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tudo bom?

    Primeiramente parabéns pela parceira, isso é sempre uma imensa alegria <3 Confesso que ainda não tinha ouvido falar das autoras, mas achei as capas de suas obras lindas, principalmente a do livro Mulher com Brânquias. Enfim, espero que a parceria seja bem maravilhosa e benéfica ♥ Parabéns de novo ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelas novas parecerias! Espero que elas tragam muito sucesso para o blog e para as autoras.
    Eu já ouvi falar das suas, mas confesso que estou curiosa só pelo livro da Luísa. Além de ter uma capa linda, achei a sinopse super interessante. De qualquer forma, espero que os dois sejam ótimas leituras e já estou curiosa para ler as resenhas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Acredita que estou com um livro da Luisa aqui pra ler?! A outra autora eu ainda não conhecia, mas já fiquei interessada em conhecer a escrita dela.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Parabéns pela parceria. Eu não conhecia essas autoras, mas gostei dessa novidade, desejo sucesso para o blog e para as autoras nessa caminhada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá ♥
    Parabéns pela parceria, já conhecia a as autoras, mas nunca tive a oportunidade de ler nada delas. A premissa dos livros são realmente de tirar o folego. Que essa parceria possa render bons frutos para ambas as partes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Primeiro de tudo parabéns pela parceria, que venha contribuir ricamente para o crescimento do blog. Já ouvir falar em ambas as autoras e espero conhecer as histórias delas, pois me atraem bastante.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela parceria!
    Não conhecia as autoras, mas gostei bastante das premissas dos dois livros. Vou esperar suas resenhas. Desejo muito sucesso para todas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá Rafa,
    Parabéns pelas parcerias. Já li inúmeros elogios para os dois livros e estou ansiosa para conhecer suas impressões, acho que você vai se encantar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bom?
    Parabéns pelas parcerias! Que elas rendam bons frutos para ambas as partes e leituras maravilhosas para você! Estou louca para ler Nas montanhas do Marrocos, então já quero sua opinião sobre a obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelas parcerias...

    Eu já li uma resenha do primeiro livro e achei ele super interessante e fiquei bem curiosa!!! O outro livro eu não conhecia, mas também me despertou interesse depois de ler a sinopse!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Rafa

    Não conhecia as autoras, mas já vi alguns comentários muito bons a respeito do livro Nas Montanhas do Marrocos. Desejo muito sucesso nas parcerias e que elas rendam muitos frutos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Nao conhecia as autoras e fico feliz pela sua parceria, assim também poderei acompanhar o trabalho de ambas. Desejo muito sucesso!

    ResponderExcluir
  29. Oiee ^^
    "Nas montanhas do Marrocos" parece ser incrível, fiquei mega curiosa...haha' eu amo romances históricos, principalmente aqueles que não ficam se passando só na Europa. Ainda não conhecia a autora, mas pretendo ler o livro dela beeeem em breve. "Mulher com Brânquias" também parece ser maravilhoso, eu também não conhecia a autora. Menina, que parcerias maravilhosas, hein? Tô curiosa para saber o que você vai achar dos livros!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  30. Sou fã de blogs que apoiam a literatura nacional, não importa que gênero. Não conhecia nenhuma das autoras ainda, mas anotei os nomes do livros e vou buscar saber mais. Obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  31. Olaaa
    Parabens pelas parcerias primeiramente!
    Adorei os livros e ja vi bastante comentarios sobre eles. O que mais me chamou a atenção foi o da Luisa. Vou aguardar ansiosamente a resenha!

    beijos

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pela parceria e obrigada por apresentar essas duas mulheres fortes e promissoras da nossa literatura. Gostei da sinopse dos livros e espero ouvir falar bastante delas no futuro.

    ResponderExcluir
  33. Oiii.
    Não conhecia as autoras, mas já ouvi falar bem de ambos os livros, achei bem legal ver as carinhas das autoras e conhecer um pouco mais sobre elas.
    Parabéns pela parceria e sucesso.
    Bjs, Mary

    ResponderExcluir
  34. Olá!! Parabéns pelas parcerias e sucesso a ambos!! Ansiosa para conhecer mais das autoras e suas obras!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  35. Aii esse livro '' Nas montanhas do Marrocos '' eu tenho!!
    Parabéns pela parceria!! São autoras incriveis!!

    beijos

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pelas parcerias. Ainda não conhecia as autoras e espero ver em breve resenhas das obras por aqui. Desejo muito sucesso.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita!