História do Universo

Sinopse: Durante muito tempo na história da humanidade, a religião encarregou-se de explicar o sobrenatural. Naquele passado não tão distante, não havia escolha, pois não existia ciência. Assim, a única forma de acedermos as origens do Universo era apegando-nos ao que nos ensinava a mitologia e o que nos legava a religião. Hoje, entretanto, parte deste espaço é ocupado pela ciência. O crescimento e a consolidação da cosmologia produziram uma enorme gama de textos científicos, que consultamos com o intuito de produzir este trabalho. Foi muito gratificante descobrir que hoje a ciência já permite que se conte o desenrolar da história do Universo. Como somos privilegiados por vivermos na época atual! Lembremo-nos daqueles que subiam nos zigurates, na antiga Babilônia, só para apreciarem melhor o céu, na tentativa de desvendar seus mistérios.






Título: História do universo
Autor: Edmac Trigueiro
Ano: 2011
Editora: Novo Século Editora
Número de páginas: 175
Compre: Amazon, Saraiva


Critica: o livro do Edmac vem com uma proposta de contar a história do universo por linhas gerais e teorias gerais, ou seja, o livro mostra essa história através de pontos que qualquer pessoa possa ler, não possui aquela carga de informações e conhecimentos prévios científicos específicos, com isso se tornando acessível a qualquer pessoa interessada no assunto. Começa falando sobre o átomo que é a partícula formadora do universo e se segue até contar o surgimento de nos seres humanos no planeta terra.

Segue essa proposta de forma muito coerente pois serve como ponto de partida para pessoas que desejam entender mais a fundo esse mundo da astronomia/astrofísica. É uma bela introdução a conceitos gerais e teorias bem gerais sobre assuntos ligado a essa área do conhecimento, outro destaque do livro é o resgaste de referencias de cientificas, a todo momento o Edmac traz algum teórico ou especialista para ser citado durante sua explanação dentro do livro. É uma abertura para o mundo da astronomia de maneira que foi feita para ser de fácil acesso, sem contar que o livro ganha um tom de despertar em você a curiosidade para entender diversos pontos que nunca nos questionamos.

Dentro da estrutura só tive um difícil acesso a questão de linguagem e recuperação de informações, pois no meu caso particular foi uma das primeiras obras que li sobre o assunto, mas em contrapartida o livro é bem enriquecedor para o arcabouço teórico, pois desenvolve bem o que é proposto e introduz o leitor ao um mundo científico.