Mulher com Brânquias

Sinopse: “Rita, professora universitária, começa a ter visões de uma realidade paralela, como se estivesse o tempo todo mergulhada num aquário. Em casa, no trabalho ou na rua, ela se vê rodeada por seres aquáticos e especialmente pelo "grande peixe", uma criatura fantasmagórica que a persegue, mas que ninguém mais enxerga. Como se não bastasse, sua pele é tomada por escamas aos poucos, de forma dolorida e fantástica. Brânquias surgem em seu corpo, e isso pode significar o início ou o fim de uma jornada.




Título: Mulher com Brânquias
Autor: Patrícia Baikal
Ano: 2017
Editora: Edição Independente
Número de páginas: 248

Crítica: Fazia tempo que não sentia a necessidade de sentar e escrever sobre um livro como esse me fez sentir, geralmente termino de ler e só começo a ler outro após ter escrito a resenha do anterior, e enrolo de 2 a 3 dias pra isso acontecer. Hoje terminei Mulher com Brânquias e deve ter se passado umas duas horas até sentar aqui e falar com vocês sobre ele.

Olá Marujos, então já sabem qual livro é, um livro mais que querido escrito pela nossa autora parceira Patrícia Baikal e cedido pela mesma, Mulher com Brânquias foi de longe um livro com a escrita simples, bonito, intrigante e extremamente complexo.

A história é simples, Rita tem 32 anos, dois trabalhos, um marido, sem filhos e muitos, muitos medos. Já conhecemos a protagonista no meio de uma crise de alucinação que descobrimos que a acompanha desde a infância.

Em uma certa noite, após Rita ter uma crise e resolver relaxar, recebemos a notícia que sua tia, que a criou, acabou de falecer e vemos Rita voltando a sua cidade natal.

Com a viagem conhecemos suas histórias, o passado dos seus antepassados, e que sua bisavó, avó e mãe morreram aos 33 anos, e que há uma maldição, que diz que as mulheres da família morrem todas nessa idade.

Aprendemos a conhecer Rita com suas atitudes e com atitude das pessoas ao redor. Vemos que as pessoas da história, são normais, não temos uma protagonista perfeita, pessoas sem defeitos, temos pessoas reais.

Uma história que até poderia ser real, Patrícia nos faz entrar em um mundo que parece que ela está nos contando sua própria história ou que aconteceu com alguém que ela conhece.

Nos faz pensar em como levamos nossa vida, em ter coragem de enfrentar os problemas ou simplesmente aceitar como está. Amei de verdade esse livro, e recomendo a todas a realizarem a leitura.

Evitei contar fatos sobre o livro pois tem muitas reviravoltas que o gostoso é acompanhar no próprio mesmo e deixo isso para o leitor. Super recomendo.

Bjus, até a próxima.