Sem Volta



"A trilogia épica de Charles Burns reunida num só volume. Sem volta é uma jornada delirante pelo território, incerto e sombrio, da memória. Uma história em quadrinhos que nos mantém visualmente eletrizados com sua atmosfera de sonho e realidade distorcida. Enquanto se recupera de um trauma devastador, o jovem Doug tenta juntar as peças do seu passado. Sua paixão por Sarah, uma estudante de artes brilhante e atormentada; a doença do pai. O que de fato aconteceu? Entre homenslagarto, ovos verdes gigantes e a cena punk do final dos anos 1970, a história vai sendo montada e desmontada. Como se Hergé encontrasse Burroughs num pesadelo de David Lynch, Charles Burns funde ação e mistério e mantém o leitor num estado de constante tensão nesta que é a reunião de sua célebre trilogia — X'ed Out, The Hive e Sugar Skull. Em que medida podemos confrontar o passado e conhecer a nossa própria história? É possível voltar atrás? 
“Burns tem o olhar de um observador alienígena chocado com a monstruosidade humana, mas irremediavelmente simpático ao nosso sofrimento. Ele cria as alucinações que eu escolheria ter.” — Daniel Pellizzari
“Uma das representações mais dolorosamente honestas e vividamente desenhadas a respeito da culpa.” — The Guardian."




Título:Sem Volta
Autor: Charles Burns
Ano: 2018
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 176 pgs
Compre: AmazonSaraiva


     Olá gente, vim  trazer hoje para vocês uma resenha de uma HQ que recebi de cortesia da Companhia das Letras, eu não tenho o hábito de ler quadrinhos, para falar a verdade, eu quase nunca leio quadrinhos, e não tenho muito embasamento teórico e nem experiência para falar sobre eles, por isso vim trazer aqui as minhas impressões de leitura. 

     Essa Hq é uma compilação da trilogia Sem Volta do autor Charles Burns, a história começa quando conhecemos Doug um garoto que acorda em um lugar desconhecido, todo machucado e com um ferimento na cabeça, até que ele vê um gato preto no quarto entrando por um buraco na parede e ao segui-lo estamos em um universo completamente estranho. A autor nos leva então a uma jornada pelo território da memória, ambientado no ano de 1970, e com uma narrativa não linear, começa a nos levar por duas realidades paralelas, passeando entre o sonho e o pesadelo, e entre o passado e o presente.
     Na realidade Doug vive no presente entre seu pai doente, festas com os amigos regadas a drogas e álcool, e sua namorada Sarah com problemas com o ex-namorado agressivo. No mundo paralelo, da fantasia, temos um mundo pós-apocalíptico com lagartos humanóides que trabalham em uma fábrica de ovos, porém quem põe esses ovos são mulheres, e esses ovos servem para alimentar toda a população.




     Enquanto Doug tenta se recuperar de vários traumas e erros do passado, e tenta aprender a lidar com suas memórias, fui caminhando pela narrativa me sentindo super perdida sem entender absolutamente nada do que estava acontecendo, porém no fim, e após ter lido duas vezes o livro, consegui entender a lição de moral básica, e acho que aí foi um dos maiores problemas para mim, o ator tenta falar de tanta coisa que no final não fala nada. Entende?

     Para mim essa foi uma história bizarra, sem sentido, viajada e absurda onde o autor tenta nos colocar dentro do pesadelo psicodélico e da vida real toda estranha desse personagem muito doido. Acho que deu para entender que não curti né? Mas também não sou fã de histórias sem sentido. Porém, trata-se apenas de gosto, pois andei lendo muitas críticas positivas sobre esse quadrinho, que possui uma diagramação excelente, formato grande e ilustrações muito interessantes.


"Tudo vai terminar de algum jeito… Porque tudo sempre chega ao fim, certo? Não tem volta. O último comprimido, o último cigarro, o último gole d’água… O último beijo.”

     Quem leu e teve outra opinião deixa aqui nos comentários que vou adorar ler... Beijos e até a próxima...