Filme: Extraordinário (Wonder)


Oi pessoas! Depois de quase um ano do lançamento desse filme resolvi escrever algumas palavras sobre esse filme “Extraordinário”.




Sinopse: Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.






O filme é baseado no livro Extraordinário escrito  por R. J. Palacio, lançado em 2012, o filme assim como o livro conta a historia de um garoto de dez anos chamado  Auggie, que nasceu com uma síndrome rara que causa deformidade facial. Por conta dessa rara síndrome Auggie passou por vinte e sete cirurgias e sempre foi educado por sua mãe em casa, o filme começa nesse momento pois sua mãe decide que o garoto merece e tem o direito de ir para escola e conviver com outras crianças.

É nesse momento que Auggie tem que conviver com outras crianças na escola é justamente o quinto ano, momento que é um pouco difícil para as crianças por diversas pressões psicológicas e sociais e tudo isso é mais intenso para o garoto Auggie pois todos olham e lhe julgam devido as deformidades faciais causada pela síndrome. O filme apresenta uma questão bem interessante, que é como é apresentado os pontos de vista, poderia basicamente apresentar a visão de Auggie e uma reflexão sobre esse ponto  mas não, o enredo do filme vai aos poucos mostrando  outros personagens e as visões sobre os fatos que envolve o protagonista e os demais acontecimentos, é um ponto bem interessante pois se cria uma dinâmica de entendimento ótima para o filme. Com isso o filme mostra que nem sempre estamos no centro da vida e que nem todos os acontecimentos são nossa culpa.



Essas transições são feita de maneira belíssima é algo muito fluido isso se dá ao belo trabalho da direção e do roteiro, outros pontos que me chamaram atenção foi as escolhas do elenco mirim, todas as crianças são incríveis e dão um show de atuação. Outro destaque são as falas de alguns personagens diante de certos acontecimentos são verdadeiros ensinamentos que se levam para vida.


Outro ponto que achei lindo são as relações de amizades que são construídas, o garoto  Auggie constrói verdadeiras amizades pelo seu carisma e pelo seu cativante jeito de ver o mundo. Os laços familiares são ressaltados e reafirmados como base para a construção do caráter do protagonista.



O filme é uma verdadeira lição de vida, de como devemos ver o mundo e as relações humanas que na sociedade atual estão cada vez mais plásticas. O filme ressalta que elementos como amizade, a família, o respeito, a empatia e gentileza são necessários para vida humana em sociedade de maneira leve, sutil e bem humorada, recomendo o filme pois é aquele tipo de filme que todo ser  humano necessita assistir antes de morrer.

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”
- Extraordinário