Um estudo em vermelho


"Publicado originalmente em 1887, Um estudo em vermelho chegou a ser considerado uma espécie de "livro do Gênesis" para os casos de Sherlock Holmes, pois marca não só a primeira aparição pública do detetive mais popular da literatura universal como o primeiro encontro entre Holmes e Watson. Ao buscar conhecer melhor seu novo amigo, em pouco tempo Watson vê-se envolvido numa história sinistra de vingança e assassinato...Essa Edição Bolso de Luxo traz texto integral e cerca de 30 ilustrações originais."



Título: Um estudo em vermelho
Autor: Arthur Conan Doyle
Ano de lançamento: 1984
Ano da edição: 2013
Editora: Zahar
Número de páginas: 192
Compre:  SaraivaAmazon




     Crítica: Olá gente bonita!!! Hoje eu vim falar de um projeto que participei criado pela Duda do canal Bookadict (se você não conhece este canal está perdendo tempo), nesse projeto nós lemos todo mês um livro do Sherlock Holmes em ordem cronológica, incluindo os livros de contos que foram divididos de uma forma um pouco diferente. No primeiro mês o livro lido foi Um estudo em vermelho, e mesmo hoje, quase finalizando o projeto (atrasada porque o projeto mesmo já acabou há dois meses, mas um dia chego lá) esse é a minha história favorita do Sherlock.
    Nesse livro entendemos como o Dr Watson e Sherlock Holmes se conheceram, como eles dois começaram a dividir um apartamento e se tornaram amigos. Dr Watson é um médico que foi enviado ao Afeganistão para participar da guerra, mas no início do livro ele está de volta a Londres, vivendo de uma pensão muito baixa pois voltou da guerra ferido. Por isso um amigo o apresenta a Holmes que é um pseudo-químico e que também, por não possuir muito dinheiro, está procurando alguém para dividir um apartamento. Os dois então decidem morar juntos, mas desde o início Watson já está intrigado com a personalidade do novo colega, pois apenas de olhá-lo o mesmo já sabia que ele tinha acabado de voltar do Afeganistão, como isso era possível?
     Após um tempo morando juntos, Watson começa a ficar curioso sobre qual seria a profissão de Holmes, pois, ele possuía conhecimentos profundos sobre determinadas áreas que ele não conseguia entender para que serviam, por exemplo, ele conhecia todos os tipos de cinzas que cada charuto produzia. Ao fazer uma crítica sobre uma reportagem que estava lendo no jornal, Watson descobre então qual é a verdadeira profissão do colega: detetive particular, porém a maioria das vezes consultor de casos mais difíceis, onde os colegas da Scotland Yard iam pedir sua ajuda.

"Sua pessoa e aparência por sua vez, eram tais que chamavam a atenção do mais superficial observador. Tinha certamente mais de um metro e oitenta de altura, mas era tão excessivamente magro que parecia ainda mais alto."

     A partir daí temos então o desenrolar de um caso completamente estranho, um corpo é encontrado em uma casa abandonada sem nenhum tipo de ferimento, porém existe sangue espalhado por todo o local. Qual será o mistério desse caso? Aí você terá que ler para poder entender.
   O livro é dividido em duas partes, na primeira nós temos a história de Watson e Holmes e sobre a investigação do assassinato. Na segunda parte nós temos a história do assassino e tudo que levou ao crime anteriormente descrito.
     Não sei porque eu demorei tanto para ler os livros do Sherlock Holmes, a escrita é gostosa e fluida, e nem parece que foi um livro escrito a muito tempo atrás. Esse é um romance policial que te faz ficar preso do início ao fim querendo saber a solução do caso.

"A maioria das pessoas se você lhes descreve uma série de eventos lhe dirá qual seria o resultado. Elas podem associar esses eventos em suas mentes, e afirmar a partir deles que alguma coisa virá a acontecer. Um pequeno número de pessoas, contudo, se você lhes conta um resultado, serão capazes de derivar de sua própria reflexão os passos que conduziram a ele. É essa capacidade que me refiro quando falo de raciocinar de trás para frente, ou analiticamente."

    Quem ficou animado e achou a ideia de ler Sherlock em ordem cronológica bem atraente, vai lá no canal da Duda, ela deixou uma playlist do projeto, agora é só você começar a leitura. Eu li o livro no Kindle, e ele está disponível gratuitamente para quem assina o Kindle Unlimited, então não tem desculpa, é só correr lá e ler. 
     Beijos e até a próxima resenha....